top of page

Blog do Pró-Reforma

O que comprar para instalar tomadas e interruptores modulares de embutir?

Atualizado: 26 de mar. de 2021


Como instalar tomadas e interruptores; O que comprar tomadas e interruptores

Hoje falaremos sobre tomadas e interruptores modulares de embutir. Você já deve ter reparado que alguns deles possuem um único comando e outros possuem vários, ou até mesmo uma combinação entre tomadas e interruptores.


O que comprar tomadas e interruptores
Podemos fazer diversas combinações de tomadas e interruptores.

Sua instalação é feita com um conjunto de peças que podem ser compradas em kits prontos para combinações simples, ou separadamente, para combinações variadas. É importante que você saiba como essas estruturas se organizam para não comprar itens incompatíveis e nem esquecer algum deles.





Os itens necessários para a instalação das tomadas e interruptores modulares são basicamente 4: a caixa de passagem, o suporte, os módulos e o espelho.



Como instalar tomadas e interruptores; O que comprar tomadas e interruptores
A caixa de passagem é embutida na parede e é onde se aparafusa o suporte. Os módulos são encaixados no suporte e por cima desse conjunto, encaixa-se o espelho ou placa para suporte, que é o acabamento externo.

No entanto, existem conjuntos em que os módulos são encaixados no próprio acabamento externo, nesse caso, o suporte e o espelho para suporte são substituídos pelo espelho sem suporte.


Como instalar tomadas e interruptores; O que comprar tomadas e interruptores
Nesse caso, também temos a caixa de passagem embutida na parede, mas os módulos são encaixados no espelho sem suporte e ele é aparafusado na caixa de passagem.

Tomada e interruptor com ou sem parafuso
A diferença entre os conjuntos que usam espelho para suporte (esquerda) e os conjuntos que usam espelhos sem suporte (direita) é que no sem suporte, o parafuso fica visível no acabamento.

Dependendo da quantidade e da forma como os pontos serão organizados, podemos optar por caixas de passagem, suportes e espelhos no tamanho 2x4 ou 4x4 polegadas. Também existe o tamanho 2x2, mas é pouco utilizado.

Postos tomadas e interruptores
Observe que é possível instalar dois postos em diferentes posições: um em cima do outro (primeira imagem) ou lado a lado (segunda e terceira imagens). Para o primeiro caso, utilizamos peças no tamanho 2”x4” e para os outros dois casos, peças 4”x4”.

Além do tamanho, como citado anteriormente, você também deve ficar de olho na compatibilidade entre o suporte, os módulos e o espelho, pois variam de acordo com o fabricante e muitas vezes entre modelos de um mesmo fabricante também. No exemplo anterior, possivelmente o módulo do primeiro interruptor não serviria para o segundo apesar de serem bem parecidos. No entanto, conforme podemos observar abaixo, essa diferença pode ser bem mais evidente, reforçando que devemos ter atenção à compatibilidade entre os itens:


Módulos tomadas e interruptores
Observe o espelho de qualquer modelo acima, com certeza, não servirá para o módulo de nenhum outro.



Você só vai precisar comprar os suportes, módulos e espelhos na fase de acabamento da obra, mas é importante considerá-los bem mais cedo, na compra e instalação das caixas de passagem, que é o primeiro item desse jogo de encaixe. Ela fica embutida na parede e os conduítes com os fios elétricos chegarão nela. Esse item é sempre adquirido separadamente, não compondo nenhum kit pronto e devemos ficar atentos ao seu tamanho na hora da compra, se é de 2x4 ou 4x4 polegadas, em função de quantos módulos serão instalados nelas. A caixa 2x4 comporta até 3 módulos e caixa 4x4 comporta até 6 módulos.



Caixas de passagem; O que comprar tomadas e interruptores
Caixas de passagem

Outros posts que podem te interessar:




Redação: Márcia Su e Flávia Lima

5.875 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page