top of page

Blog do Pró-Reforma

Funcionamento de bases e acabamentos para registros hidráulicos

Atualizado: 26 de mar. de 2021


registro-hidráulico-registro-de-pressão-registro-de-gaveta-dicas-de-reforma

É através dos registros que a passagem da água em tubulações é controlada e eles podem ser de dois tipos: de pressão ou de gaveta.


Os registros de pressão são aqueles em que o usuário consegue regular o volume de água conforme sua necessidade. São utilizados nos chuveiros por exemplo.


Já os registros de gaveta, também chamados de registro geral, funcionam totalmente abertos ou totalmente fechados e servem para interromper ou permitir o abastecimento de água para um determinado cômodo. Eles são muito úteis em casos de manutenção ou emergência. Imagine a situação: Você comprou um chuveiro novo e vai trocá-lo ou uma torneira quebrou e você precisa impedir que a água continue jorrando até que o reparo seja feito. Você precisará fechar o registro de gaveta desses cômodos!





Ambos os registros são compostos por uma base específica (base de gaveta ou de pressão) e um acabamento, que pode ser o mesmo independente do tipo de registro e possui um valor estético. A base é o suporte de todo o mecanismo e o acabamento é a forma pela qual são acionados: servem para abrir ou fechar. Essas partes são encaixadas entre si e devemos ficar atentos à compatibilidade entre elas.


Base-de-registro-acabamento-de-registro-dicas-de-reforma
Base de registro + acabamento de registro (FONTE: Blukit)

Se sua obra está partindo do zero ou teve mudança na locação dos pontos hidráulicos, o interessante seria que você já soubesse o modelo de acabamento que deseja usar, para comprar bases de registro compatíveis com ele. Mas se sua reforma manteve os pontos nos lugares originais e principalmente, se não previu “quebra-quebra”, o mais indicado é que os acabamentos sejam comprados de acordo com as bases já existentes.


Você não sabia disso, comprou um acabamento incompatível e só percebeu depois de abrir a embalagem? Calma! Você não precisa comprar um novo acabamento e nem quebrar sua parede para trocar a base de registro. Uma opção nesse caso, é gastar um pouco mais comprando um conversor de bases, que não é algo tão caro mas pode custar o preço de um acabamento popular ou ter um valor significativo quando falamos de compras em grandes quantidades. Um fabricante muito conhecido de conversores é a BluKit.


Base-de-registro-conversor-de-base-de-registro-acabamento-de-registro-dicas-de-reforma
Base de registro + conversor + acabamento (FONTE: Blukit)

Antes de escolher seu acabamento, é preciso que você saiba que no mercado existem bases com 3 diferentes tipos de encaixe. A diferença entre eles está na quantidade de estrias existentes: 16, 19 e 20 estrias.


enxaixe-base-de-registro-acabamento-de-registro-dicas-de-reforma
Diferentes tipos de encaixes das bases de registro (FONTE: Celite)

O padrão com 20 estrias é considerado universal e conhecido no mercado como padrão Docol. O de 16 estrias é conhecido como padrão Deca e o de 19, como padrão Fabrimar. Esses três fabricantes produzem modelos de acabamentos compatíveis somente com suas bases.


Existem outros fabricantes, como a Celite por exemplo, que não possuem bases próprias e fabricam acabamentos compatíveis com as diversas bases. Nestes casos, um mesmo modelo de acabamento pode ser específico para até as 3 diferentes bases. É preciso consultar o catálogo e ficar atento à embalagem.


Resumindo:

Existem no mercado 24 tipos de bases de registro:

- Para 2 diferentes tipos de mecanismos: pressão e gaveta

- Para 3 diferentes tipos de encaixe: 16, 19 e 20 estrias

- Para 5 diferentes diferentes diâmetros de tubulação: ½”, ¾”, 1”, 1 ¼” e 1 ½”, sendo:

- ½”, ¾”, 1” - para os 2 tipos de mecanismo (pressão e gaveta)

- 1 ¼” e 1 ½” - apenas para 1 tipo de mecanismo (gaveta)


Para essas 24 bases, existem 6 tipos de acabamento:

- Para 3 diferentes tipos de encaixe: 16, 19 e 20 estrias

- Para 2 diferentes tamanhos: pequeno (para tubulação de ½”, ¾”, 1”) e grande (para tubulação de 1 ¼” e 1 ½”), independente do tipo de mecanismo.


encaixe-base-de-registro-acabamento-de-registro-dicas-de-reforma
8 tipos de bases de registro para um mesmo tipo de encaixe. (FONTE: Celite)

Na hora da compra dos acabamentos de registro da água, fique de olho na compatibilidade deles com a base utilizada! Evite voltar na loja para realizar trocas ou evite gastos extras com adaptadores!


Para quem leu até o final, nós contaremos nossa dica mais especial. Está pensando em reformar e quer evitar dor de cabeça? O Pró-Reforma é um aplicativo inteligente e gratuito, que especifica, quantifica e calcula sua reforma de piso automaticamente. Esqueça as contas difíceis, escolhas de produtos inadequados e erros no cálculo da quantidade de embalagens.

O app é gratuito e não exige download, podendo ser usado diretamente pelo navegador do desktop, tablet ou celular. Calcule sua obra de piso online. Use o app!






Redação: Márcia Su e Flávia Lima

5.000 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page