O que é cerâmica?

Intuitivamente, todos sabemos o que é uma cerâmica, afinal, é um elemento tradicional das casas brasileiras, mas nesse post queremos te apresentar as características específicas das cerâmicas para que você possa tomar a melhor decisão na hora de reformar o piso da sua casa.


As cerâmicas são um tipo de revestimento produzido com argila (70%), um composto mineral abundante no território brasileiro, que quando úmido apresenta elasticidade, mas quando seco (ainda mais quando cozido), endurece. As cerâmicas com propósito de revestimento são queimadas em temperaturas próximas a 850ºC!


De forma mais simplificada, se olhássemos a argila com um microscópio, veríamos as partes minerais e as partes de água ali dentro. Quando cozinhamos a argila, expulsamos por evaporação as partes de água, deixando “vazios” na estrutura. Por causa desses vazios, sua estrutura é rígida, mas é frágil, sem flexibilidade, a cerâmica endurece, porém não é resistente a impactos.



É comum, por exemplo, descobrirmos algumas peças de cerâmicas quebradas dentro da caixa devido ao transporte, se não forem bem embaladas, não é mesmo? Ou ainda, algumas peças quebrarem na hora da instalação se não tivermos o devido cuidado. Agora você sabe o porquê!


Também entendemos porque não encontramos peças de cerâmicas tão grandes quanto as peças de um porcelanato, justamente porque não são resistentes o suficiente e quebram com muita facilidade.


Mas, afinal, quais as vantagens da cerâmica? Por que escolher por esse tipo de piso?


Em primeiro lugar, destacamos toda a relação da cultura brasileira com as cerâmicas, e optar por esse tipo de revestimento pode dar um ar bem abrasileirado ao espaço que você está reformando.



Por ser um piso feito de argila, também é um mau condutor térmico, isso é, demora até mudar de temperatura. Se o piso estiver frio por causa da baixa temperatura à noite, demorará até que o sol do dia seguinte o esquente, deixando as casas mais frescas. Outra vantagem, portanto, é ajudar a refrescar os ambientes sem consumo de energia elétrica.


Além disso, a cerâmica é uma opção barata (podendo chegar a 9 reais o metro quadrado), bonita, fácil de limpar, sua durabilidade é altíssima (para mais de 20 anos) e sua instalação é simples de ser feita, conhecida muito bem por todos os profissionais que realizam obras aqui no Brasil.



Se você ainda está confuso sobre qual piso escolher para a sua reforma,, não se preocupe, no aplicativo que estamos desenvolvendo, o Pró-Reforma, você escolherá o piso que deseja ter, e nós faremos todos os cálculos e ajustes para que você tenha o piso ideal com a aparência que deseja em apenas um clique - e de graça!


Ficou animado?

Aproveite para acompanhar nossos posts aqui no blog enquanto o aplicativo ainda está em desenvolvimento!


Até o próximo!


Pró-Reforma, se inspirar é legal, saber materializar suas ideias é incrível.



Fontes:

http://www.visaconsultores.com/pdf/VISA_com09.pdf

http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=29%3E%20Acesso