top of page

Blog do Pró-Reforma

Alternativas para a troca de piso: cerâmica antiga vira porcelanato

Atualizado: 26 de mar. de 2021


Uma situação muito comum em reformas é a troca de piso.


Você sabia que as alternativas para a instalação de um novo piso dependem não só do revestimento escolhido mas também do revestimento existente?


Por exemplo, se você tem um piso cerâmico e deseja substituí-lo por um porcelanato, tem as alternativas de sobrepor ou substituir, e para cada uma delas, diferentes produtos e serviços serão necessários.


Se optasse por um novo piso vinílico, os produtos e serviços seriam outros.


Já se seu piso existente fosse de madeira, não poderia optar pela sobreposição nem de porcelanato, nem de vinílico colado.


No post de hoje, falaremos do caso de substituição de um piso cerâmico por um de porcelanato, mas as mesmas soluções também são válidas caso você queira substituir a cerâmica existente por uma cerâmica nova. Mostraremos diferentes formas de se fazer isso, apresentando suas vantagens e desvantagens, além de dar dicas às quais você deve ficar atento.





Quando temos um piso cerâmico e desejamos substituí-lo por um de porcelanato ou por outro cerâmico, podemos fazer de duas formas:


- A primeira é demolindo todo o piso existente para instalar o novo piso sobre o contrapiso.

- A segunda forma, é instalando o porcelanato ou cerâmica novos sobre a existente.


Ambos os casos possuem suas vantagens e desvantagens.


No caso de demolir o piso cerâmico existente para assentar um novo piso cerâmico ou de porcelanato, não temos o problema do desnível mas precisamos lidar com a poeira e o barulho, além do maior tempo e custo de execução de suas atividades:

- retirar cerâmica

- remover entulho

- verificar o contrapiso

- regularizar o contrapiso se necessário

- assentar a nova cerâmica ou porcelanato com sua respectiva argamassa de assentamento

- rejuntar



Na opção “piso sobre piso” colamos o novo revestimento sobre o antigo e por isso temos uma elevação do nível acabado do piso, que gerará impacto nas portas. Por outro lado, como não precisamos demolir o antigo, a obra é mais rápida, menos barulhenta e com menos poeira. Para sua instalação deve-se ainda verificar se o piso existente não tem partes soltas, estufadas ou ocas. Essa verificação pode ser feita com um martelo de borracha e se alguma dessas situações forem constatadas, a sobreposição torna-se uma opção inadequada para o caso.





Para a instalação do piso sobre piso também é necessário que a base antiga esteja livre de poeira e gordura, podendo ser utilizados detergentes e desengordurantes para limpá-la. Além disso, é preciso que a argamassa utilizada seja mais forte, pois a base onde o novo revestimento será aplicado é menos aderente por ser mais lisa. Existem argamassas específicas para esse caso em que o próprio nome já sugere sua utilidade, como a Argamassa Piso Sobre Piso Interno da Quartzolit, a Argamassa Para Porcelanato e Piso Sobre Piso Externo, também da Quartzolit, ou a Votomassa Piso Sobre Piso, da Votorantim. No entanto ainda há outras como a Cimentcola Premium da Quartzolit ou a Votomassa ACIII flexível da Votorantim, que também servem para essa finalidade. Fique atento às dicas de como escolher a argamassa colante para seu piso em nosso post sobre o assunto.


Abaixo cotamos o preço de duas argamassas da quartzolit, ambas para ambiente interno, na cor cinza e de 20kg, sendo uma comum (que serve para cerâmica sobre contra-piso e não serve para piso sobre piso) e outra específica para piso sobre piso (e que por ser mais aderente, também serve para porcelanatos sobre contra-piso). A cotação foi feita no site da Telha Norte, em 05/04/2019. Observe que a diferença de preço entre elas chega a ultrapassar o dobro, no entanto, devemos considerar o preço global de cada situação se o objetivo for escolher a solução mais barata.

Piso sobre piso, sobreposição de piso, substituição de piso, demolição de piso, troca de piso
Caso optasse por substituir a cerâmica existente por uma nova, seu gasto com argamassa seria bem menor, pois a primeira argamassa já atenderia sua demanda. Caso optasse pela sobreposição de cerâmica ou de porcelanato ao piso existente, a segunda argamassa, que é mais cara, seria a indicada. Já se optasse por substituir a cerâmica antiga por porcelanato, seu gasto com argamassa seria equivalente ao piso sobre piso, pois a argamassa utilizada para esses serviços é a mesma.


Não existe opção certa ou errada, o importante é que você conheça as consequências de cada opção para fazer a melhor escolha de acordo com as suas demandas.


Para quem leu até o final, nós contaremos nossa dica mais especial. Use o aplicativo Pró-Reforma e poupe dor de cabeça!

O Pró-Reforma é um aplicativo inteligente e gratuito, que especifica, quantifica e calcula sua reforma de piso automaticamente. Esqueça as contas difíceis, escolhas de produtos inadequados e erros no cálculo da quantidade de embalagens.

O app é gratuito e não exige download, podendo ser usado diretamente pelo navegador do desktop, tablet ou celular. Calcule sua obra de piso online. Use o app!


Redação: Marcia Su e Flavia Lima.

7.405 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page