top of page

Blog do Pró-Reforma

Acerte na escolha de cubas e misturadores

Atualizado: 8 de fev. de 2019


Tipos de cubas e misturadores

Atualmente existem diversos modelos de cubas e misturadores ou torneiras disponíveis no mercado. Se por um lado isso é muito bom devido às opções de escolhas que nos são dadas, por outro requer atenção redobrada na hora de decidir cada item, pois a escolha de um produto pode inviabilizar o uso de outro.


A respeito das cubas, nesse momento, devemos saber que podem ser altas ou baixas, e com mesa ou sem mesa. Em post futuro falaremos sobre os diversos tipos de cubas com mais detalhes.



Tipos de cuba com mesa e sem mesa

Devemos ficar sempre atentos à altura do misturador ou da torneira.


Em cubas altas, as torneiras devem ser igualmente altas quando instaladas na bancada para que consigam despejar água dentro da cuba:



Tipos de cubas e misturadores
Torneiras/misturadores altos para cubas altas sem mesa. Fique atento se a altura da cuba e da torneira são compatíveis e caso opte por misturadores de duplo comando, observe se tais comandos ficarão acessíveis ou embarreirados pela cuba alta.

Cubas baixas podem receber torneiras baixas ou médias. Não é indicada a instalação de torneiras altas em cubas baixas, pois além de esteticamente desproporcional, também geram respingos indesejados.



Tipos de cubas e misturadores
Torneiras/misturadores baixos ou médios para cubas baixas.

Nas cubas com mesa, o metal fica instalado sobre a cuba. Nestes casos, mesmo em cubas altas devemos usar torneiras baixas ou médias.



Tipos de cubas e misturadores
Torneiras/misturadores baixos ou médios para cubas com mesa.

Nas cubas com mesa é importante ficarmos atentos aos furos onde serão instalados os metais. Normalmente as cubas vem sem os furos e precisamos destacá-los nas posições desejadas: 1 furo para torneira ou misturador monocomando

3 furos para misturador de mesa


A localização dos furos é predefinida e é comum que a louça venha com três marcações para que sejam destacadas conforme a necessidade. Mas atenção, existem cubas com mesa com previsão de apenas 1 furo. Fique atento, pois nesses casos, não é todo misturador que poderá ser instalado.



Furos de cubas
A parte da mesa onde são previstos os furos do misturador é mais frágil para que as posições possam ser destacadas com facilidade. Essas marcações são imperceptíveis no exterior da louça, só é possível vê-las se olharmos por baixo. No exemplo acima, indicamos com círculos vermelhos onde estariam os destaques de furo da cuba. Caso desejássemos instalar uma torneira monocomando, seria necessário destacar apenas o furo do meio.

Outra opção tanto para cubas altas ou baixas, são as as torneiras de parede. Se você optar por uma torneira dessas, deve ficar atento a dois aspectos: seu comprimento e a altura de seus pontos na parede. Quanto ao comprimento, cuidado para que não seja curta ou longa de mais em relação ao centro da cuba. E quanto à altura dos pontos, caso você esteja reformando e sua torneira antiga for de bancada, isso significa que os pontos existentes são baixos. Dessa forma, será necessário quebrar a parede para fazer novos pontos de água para essa torneira, ou seja: mais gastos.



Dicas torneira de parede
Se você está reformando e sua torneira antiga for de bancada, optar por uma torneira de parede pode não ser uma opção econômica. Fique atento às pré-existências do local! (Imagem: Freepik)


Redação: Márcia Su e Flávia Lima

92 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page