top of page

Blog do Pró-Reforma

Como colocar tampa de vaso não basta. Antes é preciso escolher corretamente o assento sanitário!

Atualizado: 9 de jul. de 2019


como-colocar-tampa-de-vaso-escolher-assento-sanitário-dicas-de-reforma

Antes de sabermos como assentar vaso sanitário ou como colocar tampa de vaso, precisamos saber o que comprar para sua instalação e como esses itens são vendidos. Por exemplo, quando compramos uma bacia sanitária precisamos adquirir separadamente alguns produtos complementares ao seu uso ou instalação. O assento sanitário é um desses itens que não vem junto da peça principal e é necessário que haja compatibilidade entre ambos. Diante disso, a compra do assento acaba se dando de forma secundária e inconsequente, sem que você tenha domínio do seu poder de escolha e controle de custos.


É importante sabermos que o assento sanitário pode ser tão caro quanto, ou até mesmo mais caro que a bacia sanitária, por isso avaliar a solução em conjunto é a melhor forma de garantir que sua escolha será a mais econômica ou terá o melhor custo-benefício. Faça sempre a escolha do modelo da bacia, considerando o preço do assento correspondente. Uma bacia na promoção pode exigir um assento especial que faça com que a solução global não seja um bom negócio.


Partindo de uma simples análise visual, podemos reparar que existem bacias dos mais diversos formatos: algumas mais arredondadas, outras mais ovais ou retangulares. A partir daí já é possível constatarmos que nem todos os assentos servirão para as mesmas bacias. No entanto, ainda existem outros fatores técnicos que podem influenciar na compatibilidade das peças, como o sistema de fixação entre as partes, a distância entre seus furos ou a relação entre a espessura da tampa do vaso e o espaço disponível para seu giro.


Quanta coisa para considerar, né? Mas não acabou! Na hora da compra ainda existem outras variações como o material de que são feitos, que influenciam em características de conforto, limpeza e durabilidade por exemplo; o mecanismo de fechamento que recebem (simples ou suave) e uma variedade de cores e estampas possíveis. Além disso, os assentos também podem ser adaptados para portadores de necessidades especiais ou crianças.


Assim, podemos dizer que os modelos de assentos podem ser classificados em três grandes grupos:


- os convencionais, que servem para vários modelos, até mesmo de marcas diferentes. [Atenção: Vários modelos não significa todos os modelos! É preciso consultar o vendedor ou o catálogo do fabricante.]

- os exclusivos, feitos sob medida para determinadas linhas de fabricação. Algumas bacias chegam a ter apenas um único assento compatível, o que pode acabar por encarecê-lo.

- e os especiais (PNE ou infantil), que são ergonomicamente adaptados às necessidades desses usuários.


Para considerar o custo global da solução é importante verificar o assento compatível na hora de escolher o modelo da vaso e evitar surpresas desagradáveis. Preparamos abaixo, uma planilha com modelos de bacias sanitárias e assentos correspondentes da fabricante Deca. As informações foram coletadas de seu “Catálogo de Louças 2017” e organizadas graficamente para seu melhor entendimento.

assento-sanitário-deca-como-colocar-tampa-de-vaso-dicas-de-reforma
Correspondência entre bacias e assentos sanitários Deca.

Redação: Márcia Su e Flávia Lima

890 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page