top of page

Blog do Pró-Reforma

Como prender bancadas de pedra

Atualizado: 26 de mar. de 2021

Você sabia que podemos prender uma bancada na parede de diferentes formas? Temos dicas bem interessantes para você!




Existem basicamente 3 formas de prendermos a bancada na parede:

  • Apoiando sobre mãos francesas;

  • Apoiando sobre tubos de aço pontualmente engastados na parede;

  • Engastando a pedra na parede.

Quando apoiamos a bancada sobre mãos francesas, interferimos minimamente no acabamento das paredes, pois é necessário apenas que aparafusemos as mãos francesas na parede e isso não requer quebra-quebra. Esse método é o que gera menos poeira e barulho e é muito utilizado por construtoras ao entregar apartamentos, pois é o mais conveniente tanto em complexidade de trabalho, quanto para a situação do cliente querer trocar a bancada por outra de sua preferência.


Bancada apoiada em mãos francesas.

No entanto, como desvantagem para esse sistema, temos a alta interferência da parte diagonal da mão francesa ou de sua espessura (quando significativa) na marcenaria, reduzindo não só o espaço útil dentro dos armários e muitas vezes inviabilizando o uso de gavetas em determinadas partes, mas também requerendo recortes no fundo do armário.





Quando optamos por apoiar a bancada em tubos de aço pontualmente engastados na parede, precisamos realizar rasgos pontuais na parede para que os tubos possam ser engastados. Sua interferência nos armários é menor do que com as mãos francesas, no entanto, a espessura desses tubos ainda requerem recortes no fundo e na parte superior do armário. Produzem um pouco mais de poeira e barulho.


Ao instalar mãos francesas e tubos de aço para apoiar bancadas, devemos ficar atentos à posição em que serão instalados para que não interfiram nas instalações dos metais e louças. Além disso, recomenda-se que o comprimento dessas peças sejam de 10 a 15 centímetros menores que a largura da bancada para garantir que sejam suficientes para aguentá-la.



No caso das bancadas completamente engastadas, o transtorno de obra é maior. O revestimento da parede precisa sofrer cortes significativos para que a pedra seja engastada e a quantidade de poeira e barulho são bem maiores. É a instalação que consome mais tempo, mas também é a que não causa interferências na marcenaria. Nessa opção, o frontispício, peça vertical instalada sobre a bancada junto a parede, tem a função, não só de resistir a água, mas também de arrematar o rasgo feito para o engaste da bancada.


Observe abaixo os esquemas que relacionam cada opção com o nível de interferência em armários e o porte da obra:


Pensando em reformar? Evite dor de cabeça com a escolha de materiais errados e quantidades incorretas! O Pró-Reforma é um aplicativo inteligente, que especifica, quantifica e calcula sua reforma de piso automaticamente. Esqueça as contas difíceis, escolhas de produtos inadequados e erros no cálculo da quantidade de embalagens.


E o melhor: o app é gratuito e não exige download, podendo ser usado diretamente pelo navegador do desktop, tablet ou celular. Calcule sua obra de piso online. Use o app!




Redação: Márcia Su, Ana Clara Soutto e Flávia Lima

46.780 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page