Você sabe pra que serve cada elemento da tomada e do interruptor?

Atualizado: 8 de Ago de 2019


Já falamos aqui sobre tomadas e interruptores modulares. No post de hoje, nós vamos falar das particularidades de cada um dos seus componentes: suportes, módulos e espelhos.

Suportes


O suporte é uma placa de base onde os módulos se fixam. Seu tamanho também deve estar de acordo com restante do conjunto: se é 2 x 4 ou 4 x 4 polegadas, e de acordo com o fabricante e modelo escolhido para os módulos e placa. Além disso, podem existir suportes específicos para quando os módulos são instalados na vertical. Suportes no tamanho 2 x 4 polegadas, comportam até 3 postos na horizontal ou 1 posto na vertical, já os de 4 x 4 polegadas, comportam até 6 postos na horizontal ou 2 postos na vertical. E lembre-se de que não é necessário comprar o suporte se você estiver usando um conjunto de espelho com parafusos aparentes (espelho sem suporte). Normalmente o suporte vem acompanhado dos parafusos para prendê-lo na caixa de passagem. Mas não custa verificar para não ter que voltar na loja só por causa de parafusos!

Suportes 2 x 4 e 4 x 4. Observe nas primeira e segunda imagens que para instalar o módulo na vertical é necessário um suporte específico.

Módulos


Os módulos são os comandos que preencherão os postos existentes no suporte e você pode organizá-los na ordem que preferir. De acordo com o fabricante e modelo escolhido, teremos um suporte e um espelho específicos. Os módulos podem ser de interruptor, de tomada simples, tomada de força, telefonia e TV, USB, variadores, campainhas e outros. Também podem ser simples (com um único ponto), duplos ou até mesmo triplos, dependendo do modelo escolhido.

Exemplo de módulo USB unitário (primeira foto) e duplos (segunda e terceira fotos). Apesar de não interferir no funcionamento,observe que é possível existir diferenças na distribuição dos módulos duplos e que o módulo da terceira imagem ocupa o espaço de dois módulos primários, inviabilizando a instalação de um terceiro módulo no conjunto.

Existem ainda os módulos cegos que são utilizados para preencher algum posto que aparecerá no espelho, mas não terá uso. Isso pode acontecer por exemplo, quando temos a necessidade de 5 pontos e compramos um conjunto 4x4” de 6 postos. Ficaria um furo no lugar do sexto posto, que não teria utilidade. Uma alternativa é colocar uma tomada extra ou um módulo cego.

Já os espelhos ou placas, são o acabamento externo, que esconde e protege toda a instalação. Eles são encaixados ou aparafusados sobre o conjunto e além de terem o tamanho 2”x 4” ou 4”x 4” e serem do mesmo fabricante e modelo que os outros itens, também devem ter o recorte dos módulos de acordo com o número de módulos usados e na mesma direção (vertical ou horizontal).

No exemplo abaixo, observamos que um suporte com 6 módulos pode ter mais de uma opção de espelho, ou seja, pode comportar menos módulos e ter espelhos que atendam ao seu caso sem precisar de módulos cegos.

Se você tiver dois postos horizontais num suporte de 6 postos, pode utilizar espelhos com mais postos desde que preencha-os com módulos cegos ou espelhos com apenas dois postos que caibam no suporte. Nesse caso, o espelho de dois postes verticais não serve para o suporte em questão.

Por fim, existem os espelhos cegos, que podem ser utilizados numa reforma para tampar caixas de passagem antigas onde não haverá mais necessidade de tomadas ou interruptores.

Espelhos ou placas cegas.

Agora você já pode comprar tomadas e interruptores modulares sem dor de cabeça! Muitos fabricantes oferecem kits prontos com placa, suporte e módulo para as situações mais típicas como um suporte 4 x 2 para 1 módulo de interruptor com preços mais em conta. Para economizar, busque por esses kit prontos e complemente montando os kits personalizados conforme sua demanda.




Redação: Gabriel Simi e Flávia Lima

Amamos o Wix.com!