O que fazer primeiro: instalar a bancada ou fazer o revestimento?





O que fazer primeiro: colocar o revestimento nas paredes ou instalar a bancada?


Vimos no post anterior que a bancada pode ser instalada de diferentes formas, podendo haver cortes na parede para engasta-la ou não. Independente da forma que a bancada for instalada, é importante que o revestimento da parede seja feito primeiro.

Isso mesmo, não se assuste! O revestimento virá primeiro mesmo que tenhamos que recortar uma parte para a entrada da bancada engastada, assim você consegue um melhor acabamento do revestimento e evita danificar sua bancada.


Apesar de parecer mais óbvio fazer o revestimento depois para não danificar os azulejos, é mais complexo e exigiria muito tempo e cuidado do ladrilheiro para fazer o corte perfeito para encaixar em volta da bancada, além de muito cuidado para não danificar a pedra da bancada.


A ordem recomendada é:

  1. Colocar o revestimento;

  2. Fazer o corte da parede;

  3. Instalar a bancada;

  4. Fechar parte do buraco do recorte;

  5. Arrematar o revestimento e instalar o frontispício.




No entanto, instalar a bancada com a parede já revestida, também tem alguns inconvenientes. O frontispício ou roda-bancada cumpre a missão de arrematar o recorte feito para o engaste, mas os cantos da bancada são sempre um problema, sendo necessário substituir as peças do revestimento nesse trecho, conforme ilustrado na figura.



Uma opção é não instalar as peças de revestimento na área do canto, instalando-as somente após a fixação da bancada, evitando assim o desperdício de revestimento. Essa opção, no entanto, não resolve o problema da necessidade do ladrilheiro retornar após o trabalho do marmorista.


Bancada vista de cima mostrando a parte que irá ficar dentro da parede.


Mas existe uma solução perfeita! Que aprendemos com um marmorista muito esperto e vamos compartilhar com você:


Basta que se faça um pequeno recorte nos cantos do trecho da bancada a ser engastado, de modo que o canto mal arrematado fique ainda dentro da área a ser coberta pelo frontispício.


Bancada vista de cima.


Assim você consegue evitar a volta do ladrilheiro e garante um perfeito acabamento, com risco zero de danificar sua bancada. Bom né?


Não existe opção certa ou errada, o importante é que você conhecer as consequências de cada opção para fazer a melhor escolha de acordo com as suas demandas.



Redação: Ana Clara Soutto e Flávia Lima

Amamos o Wix.com!