top of page

Blog do Pró-Reforma

O que vem primeiro: a pintura ou o sinteco?

Atualizado: 26 de mar. de 2021

No post de hoje vamos tentar resolver mais um dilema que quem está fazendo reforma passa. Mas afinal, o que eu faço primeiro: a pintura ou o sinteco? Bom, para poder obter essa resposta é necessário entender cada um dos processos para depois analisar todos os cenários possíveis:


o-que-vem-antes-pintura-ou-sinteco




O que é sinteco?


Primeiramente Sinteko é uma marca que deu origem ao nome do processo de renovação do piso de madeira, chamado “sinteco”. O processo consiste numa primeira raspagem do piso, onde se tira toda a parte suja, arranhada e já velha do mesmo, depois o piso passa por uma calafetação, onde as juntas do piso são preenchidas e por fim é passada uma resina de poliuretano para dar brilho e acabamento.




Agora vamos à análise de cenários:


Cenário 1: Primeiro a pintura e depois o sinteco

Analisando esse cenário, temos que levar em consideração que com a parede pintada antes, você não corre o risco de arranhar ou sujar o sinteco recém feito. Porém, quando você for fazê-lo, a poeira que é gerada na raspagem do piso de madeira vai deixar suas paredes bastante sujas com um tom alaranjado. Então vai ter um trabalho maior no final para poder limpá-las e a limpeza pode acabar gerando manchas na pintura


Cenário 2: Primeiro sinteco depois a pintura

Nesse cenário não tem problema sujar a parede, pois elas ainda vão ser pintadas, porém o cuidado passa a ser dobrado na hora de pintar, porque, agora com o sinteco já feito, você tem que tomar muito cuidado para não estragar o trabalho, arranhando ou sujando o piso, tendo que protegê-lo com papelão ou manta.


Cenário 3: Raspagem e calafetação do piso, pintura das paredes e depois a camada de resina

Esse é aquele cenário que os profissionais experientes criam para lidar com os problemas do tipo ovo/galinha., Ao intercalar os dois processos, você impede que a raspagem suje as suas paredes recém pintadas e também impede de arranhar e sujar sua brilhante camada de poliuretano. Mas como nem tudo são flores, esse cenário requer um maior trabalho de gestão da equipe, pois o profissional do sinteco precisará trabalhar em dois momentos distintos.


No final das contas qual cenário você vai escolher é por sua conta, mas agora você já sabe os ônus e bônus de cada um deles. Aqui na Pró-Reforma é assim: não tomamos a decisão por você, mas o apoiamos para que você faça sempre as melhores escolhas.


Para quem leu até o final, nós contaremos nossa dica mais especial. A melhor forma de evitar dor de cabeça em sua obra de reforma é utilizar o aplicativo gratuito Pró-Reforma, que especifica, quantifica e calcula sua reforma de piso automaticamente. Esqueça as contas difíceis, escolhas de produtos inadequados e erros no cálculo da quantidade de embalagens.

O app é gratuito e não exige download, podendo ser usado diretamente pelo navegador do desktop, tablet ou celular. Calcule sua obra de piso online. Use o app!







Redação: Gabriel Simi e Flávia Lima

8.677 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page