top of page

Blog do Pró-Reforma

Piso sobre piso: dicas e conselhos

Atualizado: 13 de mai. de 2021

Muito se fala na instalação de piso sobre piso. De fato é uma alternativa interessante para quem quer reformar de maneira mais rápida e prática, já que este método não requer a retirada do piso antigo. Quando optamos por este tipo de obra é preciso ter bem claro vários pontos importantes para que a instalação seja feita de maneira correta, sem que venha apresentar problemas futuros. Comentaremos algumas das particularidades da instalação de piso sobre piso bem como os tipos de materiais mais adequados, seus prós e seus contras.



Condições do Piso Antigo



Autoria: Nimú, Equipo De Diseño / Fonte: Habitissimo

É um dos pontos mais importantes quando falamos sobre este assunto. Para que a instalação seja possível o piso original deve estar em perfeitas condições para que futuramente o novo não apresente bolhas, rachaduras ou estufamento. O piso original precisa estar nivelado, sem rachaduras, partes quebradas, livre de infiltrações e umidade.


Técnica e Materiais de Instalação



Autoria: Me Serviços / Fonte: Habitissimo

A instalação de piso sobre piso também necessitará de um profissional capacitado, bem como materiais de instalações específicos. Será necessário utilizar um tipo de argamassa colante específica para esta finalidade e, em alguns casos, realizar ajustes em portas e soleiras para que o piso se adapte com perfeição as características do ambiente. Sem os ajustes necessários a nova instalação pode não ficar tão bonita quanto deveria, apresentando imperfeições e inconvenientes, como portas raspando, por exemplo.


Pisos que podem receber outros pisos sobre eles


Autoria: Voce na obra / Fonte: Habitíssimo

Os pisos que podem receber a instalação de outros pisos sobre eles são os que não sofrem com a ação do tempo ou de agentes externos como a água, umidade, sol ou algum tipo de praga, como a madeira, laminados, pedras naturais que não tenham superfície uniforme e pisos plásticos, por exemplo. Os mais seguros para receber a instalação de outros materiais são: cerâmicas, porcelanatos, cimento queimado, pedras naturais polida e o contrapiso.


Pisos que podem ser instalados sobre outros pisos


Autoria: Yararquitectura / Fonte: Habitíssimo
  • Cerâmicas: a cerâmica pode ser aplicada sobre outro piso cerâmico, porcelanatos, sobre cimento queimado, pedras polidas e contrapiso.

  • Porcelanatos: as mesmas opções da cerâmica, acrescentando que podemos encontrar nas lojas o porcelanato extra fino propício para este tipo de instalação.

  • Madeira natural: pode ser aplicada sobre cerâmica, porcelanatos, cimento queimado e contrapiso.

  • Vinílico e linóleo: a instalação esta apta para pisos de cimento queimado, contrapiso, cerâmicas e porcelanatos. Sendo que para estas últimas opções será preciso aplicar uma massa niveladora antes para eliminar a marca dos rejuntes.

  • Porcelanato líquido: pode ser aplicado sobre cerâmicas, porcelanatos, cimento queimado, contrapiso e pedras.

  • Cimento queimado pronto: preferencialmente em superfícies mais ásperas e no caso de cerâmicas e porcelanatos muito lisos é recomendável picotar a superfície preexistente para criar atrito, mas recomendamos sempre conferir as orientações de cada fabricante.


Vantagens de instalar piso sobre piso

Autoria: Apparatus Architects / Fonte: Habitíssimo
  • Evita o quebra-quebra, e diminui muito a questão da sujeira e bagunça generalizada.

  • Gera menos resíduos de obra.

  • Redução do custo da obra.

  • Diminuição do tempo de obra.


Desvantagens de instalar piso sobre piso


  • É preciso encontrar um profissional capacitado na técnica de piso sobre piso.

  • Necessidade de ajuste de portas e soleiras, em alguns casos, devido ao aumento no nível do piso.

  • Necessidade de adequação do rodapé. Já que, por exemplo, a instalação de um piso de madeira sobre cerâmica necessitará a retirada e substituição do rodapé antigo para que coincida com o novo piso.

  • Uma aplicação mal feita e com produtos incorretos implicará em problemas futuros e exigirá a retirada e troca do revestimento.


Autoria: Yararquitectura / Fonte: Habitíssimo


Escrito por: Equipe Habitíssimo



Você sabia que usando o aplicativo gratuito Pró-Reforma, você descobre quais pisos podem ser sobrepostos? E não é só isso, o app disponibiliza orçamentos, quantidades e especificações gratuitas. Você sai com uma lista de compras completa! Acesse para usar pela primeira vez!


1.277 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page