Blog do Pró-Reforma

Revestindo piso da casa, cômodo a cômodo

Atualizado: Mai 13

Na hora de escolher o revestimento do piso de nossa casa, a dúvida é quase sempre a mesma: qual é a melhor opção para a cozinha? E para a sala? E no caso das áreas exteriores, qual a melhor solução?


Acontece que não existe uma única resposta para cada pergunta. Tudo depende de seus gostos pessoais, orçamento disponível e, claro, as características e necessidades de cada espaço.


Hoje em dia, por exemplo, já existem opções de um único tipo de piso por toda a casa, desde que o mesmo garanta as condições necessárias às especificações de alguns espaços (ex: umidade na cozinha e banheiro, conforto no quarto, resistência na sala). Vamos descobrir diferentes alternativas que o poderão te ajudar nestas decisões!


Cozinha

Autoria: Cota760 / Fonte: Habitissimo

A cozinha é um espaço bem complexo em termos de necessidades de revestimento, já que é um dos espaços com maior circulação em qualquer casa, além do fato de lidar constantemente com água e a umidade. Regra geral, para revestir as cozinhas é aconselhável a utilização de cerâmica/ porcelana ou então de revestimentos à base de resina epóxi.


No caso da cerâmica / porcelanato, temos a grande vantagem de haver uma variedade enorme de opções de cores, texturas e até mesmo imitação de outro tipo de material - como as que imitam a madeira com perfeição. A cerâmica é muito fácil de manter e limpar e o seu preço pode ser mais competitivo quando comparada a outros revestimentos.


Já o piso de resina epóxi, opção mais moderna e recente, é uma das soluções mais utilizadas hoje em dia em pisos de superfícies comerciais e cozinhas industriais pelo fato de ser um dos materiais mais higiênicos e antibacterianos que podemos encontrar e não ter juntas. Pode estar em contato com água que não se deteriora e atualmente já existem também várias opções de cores e acabamentos (mate, brilhante ou semi-mate).


Banheiro

Autoria: Cecilia Boeckmann Arquitetura / Fonte: Habitissimo

No banheiro ocorre o mesmo que com a cozinha, a questão do contato com a água e a umidade. Além disso, no caso banheiro, falamos de um local onde tratamos da nossa higiene pessoal e onde manipulamos toalhas e artigos que entram em contato direto com a nossa pele, pelo que a questão antibacteriana, higiênica e de fácil limpeza também devem ser consideradas. Por isso mesmo, sugerimos que avalie a colocação de piso cerâmico ou de porcelanato.


O pavimento cerâmico é uma das escolhas mais comuns no que diz respeito a pisos de banheiros e cozinhas. Sendo este um material resistente e impermeável, torna-se super indicado para estes tipos de ambientes.


Quartos

Autoria: Bc Construções & Remodelações / Fonte: Habitissimo

Conforto. É esta a palavra de ordem quando falamos de escolher um piso para os quartos. Afinal, é aqui que queremos descansar no final de um dia estressante, tirar os sapatos e sentir com os nossos pés um piso suave e confortável. É por isso que as escolhas mais certeiras para revestir os quartos passam por madeira maciça ou então piso laminado.


No caso da madeira maciça, o investimento é consideravelmente maior, mas o efeito final fica muito impactante. Além disso, será preciso garantir a correta manutenção do piso, aplicando o verniz ou protetor de tempos em tempos - de acordo com as indicações do fabricante.


Já o piso laminado tem um custo bem menor e a sua aplicação também é muito simples - o chamado sistema de ‘click’. Muito confortável e com várias opções de cores e padrões que imitam a madeira. Caso opte por esta solução procure uma que tenha grossura suficiente para garantir a mínima qualidade e durabilidade.


Sala e áreas sociais

Autoria: Alyne Pillar Nunes / Fonte: Habitissimo

Assim como os quartos, as salas e áreas sociais devem ser confortáveis. Mas além de confortáveis, necessitam também ser bastante resistentes - são os cômodos de maior passagem e circulação e onde se arrastam cadeiras, mesas, onde o aspirador passa mais vezes e onde animais e crianças (caso as tenha) gostam de passar grande parte do seu tempo. Sendo assim, para estas áreas não economize em qualidade. Experimente uma solução de taco ou de madeira laminada de boa qualidade.


O taco será uma solução interessante, atemporal e é mais fácil de solucionar problemas localizados caso apareçam - basta substituir o taco dessa região. Compre sempre em excesso para ficar com estoque do mesmo tipo de piso no caso de ser necessário substituir alguma peça.


Se não estiver disposto ou sem possibilidade de investir tanto, pesquise pelas diferentes opções de madeira laminada. Quanto mais grossas, melhor!


Área exterior e varandas

Autoria: Bloco Z Arquitetura / Fonte: Habitissimo

As áreas exteriores das casas - varandas incluídas - são geralmente espaços que estão sujeitos a muitas agressões atmosféricas e a bastante sujeira. Sendo assim, procure um tipo de revestimento que seja simultaneamente resistente e fácil de limpar e manter. Sugerimos um deque ou então o piso cerâmico próprio para exterior.


O deck tem a grande vantagem de não necessitar de manutenção ou tratamento depois de colocado.


Já o piso cerâmico é outra das soluções indicadas para uma área exterior uma vez que é muito resistente e fácil de limpar. Para este caso deve apenas ter atenção para o fato de escolher um tipo de piso cerâmico especialmente indicado para áreas exteriores.



Escrito por: Equipe Habitissimo



Você sabia que o aplicativo gratuito Pró-Reforma disponibiliza orçamentos, quantidades e especificações gratuitas para a sua reforma? É tudo automático e, ao final, você sai com uma lista de compras completa! Acesse para usar pela primeira vez!