top of page

Blog do Pró-Reforma

Você sabe como se aplica o Cimento Queimado?




No post anterior, nós apresentamos o cimento queimado e explicamos que ele não é um revestimento, e sim um acabamento do contrapiso. Hoje vamos explicar como ele é feito!


O contrapiso de cimento queimado é feito com uma mistura de cimento, areia lavada e água. A proporção dessa mistura (também chamada de traço) pode variar, mas a típica é a de 1:3 (1 parte de cimento para 3 partes de areia).


Esse contrapiso é aplicado espalhando a mistura sobre o piso e nivelando-o utilizando uma régua (também chamada de sarrafo). O contrapiso apenas alisado com essa régua é chamado de sarrafeado e tem um acabamento mais bruto, como o de uma calçada.


Para alcançar o acabamento bem liso, o contrapiso deve ser polido utilizando uma desempenadeira de aço, quando a massa ainda não está completamente seca. A massa úmida deve ser salpicada com o pó de cimento puro e o polimento deve ser feito com movimentos circulares.


Homogeneidade não é uma característica do piso de cimento queimado. As manchas e pequenas fissuras fazem parte de sua beleza. Entretanto, para evitar trincas maiores, devem ser utilizadas juntas de dilatação, essas "linhas" vistas no piso na imagem abaixo, que devem respeitar planos de no máximo 1m x 1m e podem ser feitas com perfis metálicos, plásticos ou de madeira:




Como mencionamos no post anterior, é possível fazer cimento queimado colorido, para isso é preciso salpicar corante colorido em pó no momento do polimento. Dessa forma, caso você queira colorir com uma cor clara é importante usar argamassa branca para a cor aparecer.


Por fim, é importante saber que o contrapiso de cimento queimado não pode ser sobreposto a nenhum tipo de piso, porque o risco é altíssimo de que ocorra fissuras e trincas.


Mas não desanime! Existem no mercado outros materiais com aparência de cimento queimado, mas que permitem outras aplicações. Ficou curioso? Acompanhe nossas postagens aqui no blog, vamos apresentar essas outras opções!


E não se preocupe, o aplicativo em desenvolvimento da Pró-Reforma calculará e especificará todos os materiais e os custos para que você tenha o piso que sempre quis!




363 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page