top of page

Blog do Pró-Reforma

Como calcular argamassa industrializada colante

Atualizado: 2 de fev. de 2021


A argamassa é muito utilizada no acabamento de superfícies e no assentamento de diversos materiais. Ela pode ser uma argamassa industrializada ou preparada in loco e é composta basicamente de cimento, areia e água. Ainda pode levar aditivos químicos e minerais que lhe conferem propriedades específicas como de maior aderência, maior plasticidade ou retardo de endurecimento por exemplo. A proporção de seus ingredientes, conhecida como “traço de argamassa”, também varia de acordo com a finalidade a que se destina.


Existem vários tipos de argamassa, e cada uma delas será indicada de acordo com a superfície e o ambiente onde serão aplicadas, com características de temperatura, tráfego de pessoas, entre outras condicionantes. Mas isso é assunto desse outro post. Hoje vamos falar do consumo de argamassa, especificamente de argamassa colante, utilizada principalmente no assentamento de revestimentos.


O cálculo de argamassa varia de acordo com a composição do produto e com o revestimento utilizado, por isso não podemos generalizar dizendo quanto rende um saco de argamassa. Vai depender da situação. Quanto ao produto, devemos ficar atentos não apenas ao peso da embalagem, mas também ao seu rendimento, que é informado pelo fabricante. Muitas vezes observamos apenas a relação entre a quantidade comercializada e o preço de mesmos tipos de produto, o que pode nos levar a uma falsa idéia de economia. A variável rendimento influencia não só no cálculo de argamassa, mas de muitos outros produtos. Assim, uma embalagem de 20kg de argamassa do fabricante A pode ser um pouco mais cara que a mesma argamassa, também de 20kg, do fabricante B, mas seu rendimento pode ser maior e por isso ser mais econômica. Veja o exemplo abaixo:


Selecionamos duas argamassas colantes cinzas, indicadas para piso sobre piso interno, em embalagens de 20Kg e de fabricantes diferentes. O rendimento da Votomassa para revestimentos com área maior que 900cm² é de 8Kg/m² e o rendimento da Quartzolit para o mesmo tipo de revestimento é de 8,5Kg/m².


cálculo-de-argamassa-quanto-rende-um-saco-de-argamassa-dicas-de-reforma

cálculo-de-argamassa-quanto-rende-um-saco-de-argamassa-dicas-de-reforma

Ou seja, com o saco de 20 Kg da Votomassa fazemos 2,50m² e com o da Quartizolit, fazemos 2,35m² (6% a menos). Portanto, se a argamassa Quartizolit estiver 6% mais barata significa que ambas terão o mesmo custo benefício. Se estiverem com o mesmo preço, significa que a Votomassa tem o melhor custo/m².


Outro fator importante é que, ao contrário do que muitos pensam, a área da superfície a ser revestida não é a única que interfere no cálculo da quantidade de argamassa. O tamanho da peça do revestimento é outro fator a se considerar no cálculo de argamassa. Por questões de equilíbrio e estabilidade, para peças maiores que 30x30cm é necessário que se aplique argamassa tanto na superfície onde serão assentadas quanto no verso da placa.


Como podemos observar no exemplo abaixo, de acordo com as informações de consumo da argamassa da Quartizolit, citada anteriormente, concluímos que em função do tamanho do revestimento o consumo de argamassa pode aumentar em mais que o dobro.


cálculo-de-argamassa-quanto-rende-um-saco-de-argamassa-dicas-de-reforma
Consumo de argamassa interna, cinza, piso sobre piso, da Quartzolit.

Agora você sabe: Fique de olho no rendimento da argamassa e não se esqueça de considerar o tamanho do seu revestimento para calcular o consumo corretamente!


Redação: Márcia Su e Flávia Lima

985 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page