Itens necessários para instalação de vaso sanitário

Atualizado: 10 de Jul de 2019


Quando compramos uma bacia sanitária, além de nos preocuparmos em comprar seu assento conforme comentado em post anterior, existem outros produtos complementares necessários a essa instalação sanitária. Alguns desses produtos variam de acordo com o tipo de vaso pelo qual optamos: Bacias convencionais ou Bacias com caixa acoplada.


As bacias convencionais são as que possuem o sistema de descarga em válvula, daquelas embutidas na parede, e as bacias com caixa acoplada são as que possuem o mecanismo de descarga externo, na caixa acoplada. Observe abaixo, a diferença entre esses dois tipos de bacias:

Para a instalação das bacias, independentemente do seu tipo, devemos lembrar de comprar o anel de vedação e os parafusos. O anel servirá para a vedação de odores e líquidos e os parafusos para fixação lateral da louça.


Se sua bacia for com caixa acoplada, você também precisará comprar um rabicho, responsável por abastecer a caixa acoplada, e verificar se a bacia escolhida já vem com tal caixa inclusa ou não. Em muitos casos é necessário adquirí-la separadamente e assim como os assentos sanitários, vale lembrar que as caixas acopladas também devem ser compatíveis com a bacia escolhida, sendo necessário consultar o catálogo do fabricante ou um vendedor. Além disso, saiba que dentro dessa caixa existe um mecanismo de acionamento e uma boia para controlar o nível da água e entre a caixa e a bacia, uma borracha de vedação. Normalmente esses itens já vem incluso na caixa, mas não custa nada conferir.


Se sua bacia for do tipo convencional, além do anel de vedação e dos parafusos, você ainda precisará da válvula de descarga e do tubo de ligação. A válvula é por onde a descarga será acionada e o tubo de ligação será o responsável por transportar água para dentro do vaso.


Quando for na loja de materiais de construção não esqueça de colocar todos os itens no carrinho, evitando ter que voltar na loja e deixar o bombeiro parado por falta de material!

Abaixo também comparamos o custo global de soluções com os dois tipos de bacias, ambas do modelo Ravena da Deca. Todos os produtos foram cotados individualmente no site da Leroy Merlin em 16/01/2019 e deu-se preferência para produtos complementares da marca Deca. Cabe ressaltar que existem kits de instalação para as bacias, onde o valor final acaba sendo mais barato do que comprá-los individualmente.



Se você está fazendo um banheiro do zero, considere o custo total da solução na decisão de qual sistema adotar, além de questões relativas à conforto, praticidade, etc. Mas se você está reformando lembre-se que para mudar de um sistema para outro precisará alterar os pontos de água e esgoto, mas isso é assunto para outro post!


Redação: Márcia Su e Flávia Lima

Amamos o Wix.com!