top of page

Blog do Pró-Reforma

O que fazer primeiro: a pintura ou as ferragens da porta?

Atualizado: 26 de mar. de 2021


macaneta-da-porta

Quando vamos trocar a porta da nossa casa, temos que nos atentar para as condições dela: como está a fechadura, maçaneta, a folha da porta e a pintura. Dependendo da situação, uma pintura já basta, mas tem vezes que é necessário comprar uma porta nova. Nessas horas você deve se perguntar: mas eu pinto ou coloco as ferragens primeiro? E nesse post vamos te recomendar o que pode ser feito em diferentes cenários.


Para caso fique perdido(a) nos nomes dos elementos das ferragens, fizemos um post explicando TUDO sobre isso: Quais são as peças de uma fechadura e qual é a mais adequada para sua porta?






Só uma pintura basta

Nessa situação, você deve se atentar para dois fatores: a tinta que você vai pintar tem que ser própria para o material da sua porta e também deve tirar todos os elementos externos que compõem a fechadura (contra testa, falsa testa, rosetas, espelho e maçaneta).


Depois de tirar esses elementos e com a tinta certa comprada, você pode pintar. É aconselhado que pinte sem eles porque assim você diminui o risco do acabamento ficar comprometido. Quando terminar de pintar a porta, aí sim os elementos externos voltam para os seus lugares e a porta já está nova pronta para ser usada.

elementos-externos-fechadura


Colocando uma porta nova


Quando você vai colocar uma porta nova, é recomendado que primeiro a porta seja furada e instalada toda a parte interna da fechadura (lingueta, trinco, testa, cubo, cilindro ou miolo). Depois disso, a porta tem que ser presa no batente, pintada e, por fim, toda a parte externa tem que ser instalada. Assim, o resultado no acabamento é bem melhor, pois a pintura não corre o risco de ser danificada quando as ferragens forem colocadas. E se deixar para pintar já com a fechadura, é necessário isolá-la com fita, o que geralmente compromete o acabamento.

elementos-internos-fechadura

Conclusão


O grande pulo do gato aqui está no fato de se atentar para sempre pintar sem as partes externas, pois assim se preserva a pintura e a fechadura, resultando num acabamento muito melhor.


Para quem leu até o final, nós contaremos nossa dica mais especial. Pensando em fazer uma reforma e quer evitar prejuízos e dores de cabeça? Experimente utilizar o aplicativo gratuito Pró-Reforma.

O Pró-Reforma é um aplicativo inteligente e gratuito, que especifica, quantifica e calcula sua reforma de piso automaticamente. Esqueça as contas difíceis, escolhas de produtos inadequados e erros no cálculo da quantidade de embalagens.

O app é gratuito e não exige download, podendo ser usado diretamente pelo navegador do desktop, tablet ou celular. Calcule sua obra de piso online. Use o app!







Redação: Flávia Lima e Gabriel Simi

4.007 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page