logo_edited.png
Sala de visitas moderna

 

Escolha o melhor caminho para sua reforma!

 

Pro-Reforma é um aplicativo web gratuito que especifica, quantifica e orça automaticamente todos os produtos e serviços necessários para sua obra de reforma de piso.

É de graça!

Rabichos ou engates flexíveis para água


Os engates flexíveis, também conhecidos como rabichos, são mangueiras que conectam um ponto d’água na parede aos aparelhos que necessitem dela, tais como: vasos sanitários com caixa acoplada, aquecedores e torneiras ou misturadores de bancada.


Podem ser simplesmente de plástico ou de borracha por dentro e revestidos com malha metálica ou metal corrugado, sendo que os de plástico são inapropriados para passagem de água quente e uso em aquecedores. Ambos os tipos citados são flexíveis, no entanto, em construções antigas podemos encontrar rabichos apenas de metal corrugado, sem o revestimento interno de borracha, e esses rabichos são semi-flexíveis. Eles caíram em desuso porque não podiam ser moldados mais de uma vez sem que se rompessem.





Os engates flexíveis são encontrados em diferentes comprimentos para vencer distâncias que podem variar de acordo com a localização do ponto d’água. As medidas mais comuns de encontrá-los no mercado são de 30, 40 e 50cm, mas também existem medidas maiores. Um exemplo comum para uso de rabichos maiores é quando o ponto d’água para instalação de uma torneira de bancada é executado muito baixo. Nesse caso você precisará de um rabicho maior para fazer a ligação entre esse ponto e o metal.


O rabicho é o campeão de esquecimento na hora das compras, então fique atento para não ter que parar a obra ou perder o sábado retornando na loja de materiais de construção. Confira na tabela abaixo a quantidade de rabichos necessários para instalar cada tipo de aparelho:




Abaixo, cotamos rabichos de ½’’ e 40cm de comprimento, no site da Leroy Merlin, em 14 de março de 2019. Observe não só a diferença entre material e preço, em que o rabicho metálico tradicional na cor prata chega a custar quase 8 vezes o valor do rabicho plástico, mas também que as cores preto fosco e dourada, chegam a custar mais de 20 vezes o preço do rabicho plástico.


Ainda com o mesmo exemplo, podemos concluir que se você optar por usar um misturador de parede poderá economizar no mínimo 80 reais que seriam gastos com rabichos metálicos, ou utilizar esse dinheiro para comprar um misturador de padrão superior. No caso de misturadores de parede, fique atento para que não fiquem desalinhados com a cuba e também preste atenção na altura dos pontos d’água, que vai depender da cuba escolhida.

Se inspire!

E saiba como transformar

o sonho em realidade!