top of page

Blog do Pró-Reforma

O que é microcimento?

Atualizado: 26 de mar. de 2021


Neste post apresentaremos as principais características do piso de microcimento, para que você avalie se vale a pena adotar na sua próxima reforma. Vale lembrar que ao utilizar o aplicativo gratuito Pró-Reforma, você orça a sua reforma de piso com microcimento de forma automática.


Microcimento é um tipo de piso que vale a pena considerar em sua obra, um revestimento que pode ser aplicado em diferentes superfícies, composto por cimento, resinas à base de água e pigmentos naturais.



Veja como o piso com microcimento proporciona uma acabamento liso, homogêneo e muito bonito.

Onde aplicar Microcimento?


Funciona como uma pasta que pode cobrir um revestimento pré-existente pois tem alta aderência. Por exemplo, em ambientes internos pode ser usado em pisos, paredes e tetos, na bancada da cozinha, em escadas, entre outros, e em ambientes externos pode ser utilizado em garagens, fachadas, pisos e paredes, até mesmo na área ao redor de piscinas.




A aparência do piso de Microcimento


O Microcimento é aplicado em uma camada fina, de 2 a 3mm, e contínua, ou seja, não tem juntas (como as cerâmicas, por exemplo), e por isso proporciona uma aparência de uniformidade no piso, assim como permite fácil limpeza.


Também apresenta uma variedade de texturas (grossa, média e fina), de cores (os pigmentos adicionados na mistura), e acabamentos, com aspecto mais mate (sem brilho), brilhoso ou com efeitos metálicos.


O microcimento é um piso muito resistente que aguenta as agressões do tempo (como chuvas, sol…), tráfego alto de pessoas, e quando aplicado em locais que serão molhados pode receber um acabamento mais rústico/antiderrapante.


Em relação à aplicação é importante contratar especialistas para evitar o aparecimento de rachaduras (comuns quando não são respeitadas as condições exigidas de aplicação).


Quanto custa um piso de Microcimento?


O custo é calculado de acordo com a área da superfície e os demais serviços necessários para sua preparação. Por exemplo, é possível aplicar microcimento sobre cerâmica, mas é necessário preparar a base de modo que as juntas da cerâmica não sejam notadas ao final e isso exige um esforço extra do profissional que será acrescido ao valor cobrado pelo serviço.



Conclusão sobre Microcimento


Microcimento é um material muito interessante pela capacidade de sobrepor alguns outros tipos de piso, pela aparência homogênea que pode unificar ambientes.


O microcimento é uma boa opção para obras rápidas, silenciosas e com pouca produção de entulho.


Como desvantagens, o microcimento nem sempre pode ser sobreposto a outros pisos,

somente aqueles bem firmes que proporcionem estabilidade. Por exemplo não é recomendado sobrepor a pisos de assoalho e taco de madeira.


E também necessita ser aplicado por uma mão de obra especializada para que não trinque, rache, fissure...




Confira outros posts sobre microcimento ou pisos com aparência cimentícia:





Redação: Rebeca Waltenberg

5.183 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page