Blog do Pró-Reforma

Parece cimento queimado… Mas é microcimento!

Atualizado: Mar 26

Um desavisado poderia olhar essa foto aqui embaixo e achar que é cimento queimado, não é mesmo? Mas há uma série de materiais na construção civil que podem parecer outros. Às vezes, por uma foto, não dá para saber exatamente do que é feito, somente o material a que se parece. Já vimos, por exemplo, que a aparência de cimento queimado pode ser conquistada utilizando porcelanatos e cerâmicas.





Hoje, apresentamos um outro material que pode ter a aparência de cimento queimado, porque também é composto por cimento, o microcimento. Já falamos bastante sobre ele no post o que é microcimento, mas de maneira geral, enquanto o cimento queimado “raíz” é um contrapiso, ou seja, para aplicá-lo é preciso retirar o piso existente e refazer o contrapiso (camada que recobre a laje), o microcimento é uma pasta resistente que pode recobrir uma infinidade de pisos dispensando nestes casos a obra de demolição.




Enquanto que a camada de cimento queimado possui entre 5 a 7 centímetros de espessura, a camada de microcimento é bem menos espessa, varia de 3 a 4 milímetros, e dessa forma faz pouquíssimo peso sobre a estrutura do edifício/casa.





O cimento queimado precisa de juntas de dilatação em seu assentamento , já o microcimento, por sua vez, pode ser aplicado sem juntas, continuamente sobre o piso, deixando a superfície bem mais homogênea, quase como uma pintura.


Em relação ao tempo de aplicação, para o cimento queimado precisamos aguardar a demolição do piso e, posteriormente, o tempo de cura do cimento de 14 dias; já o microcimento pode ser aplicado em poucos dias, dependendo da metragem quadrada do ambiente e da necessidade de preparação do piso pré-existente, e seu tempo de secagem se dá em torno de 24 horas, dependendo das condições climáticas do local.


Em uma média geral, tendo como referência a cidade de São Paulo, a aplicação de microcimento com material incluído pode chegar ao dobro do valor da aplicação de cimento queimado com material incluído também. A aplicação de microcimento custa aproximadamente 200 reais o metro quadrado e a do cimento queimado “raíz” aproximadamente 100 reais o metro quadrado.


Quer saber exatamente a diferença de preço entre cimento queimado e microcimento? Acesse o aplicativo gratuito Pró-Reforma e orçe sua reforma de piso automaticamente!


Um fator decisivo para sua escolha pode ser o custo total de aplicação entre um e outro. Enquanto que o microcimento aparentemente tem um custo mais alto de aplicação, também pode proporcionar mais economia pela rapidez em que é aplicado e pela não necessidade de obras de demolição do piso existente (valor não computado no preço cobrado para aplicação de cimento queimado).


Agora é mais fácil escolher o seu piso, não é ?


Boa reforma!






Redação: Rebeca Waltenberg

297 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png