Parece cimento queimado… Mas é microcimento!

Um desavisado poderia olhar essa foto aqui embaixo e achar que é cimento queimado, não é mesmo? Mas como vimos em nossas postagens aqui no blog, há uma série de materiais na construção civil que podem parecer outros. Às vezes, por uma foto, não dá para saber exatamente do que é feito, somente o material a que se parece. Já vimos, por exemplo, que a aparência de cimento queimado pode ser conquistada utilizando porcelanatos e cerâmicas.





Hoje, apresentamos um outro material que pode ter a aparência de cimento queimado, porque também é composto por cimento, o microcimento. Já falamos bastante sobre ele no post passado, confira aqui, mas de maneira geral, enquanto o cimento queimado “raíz” é um contrapiso, ou seja, para aplicá-lo é preciso retirar o piso existente e refazer o contrapiso (camada que recobre a laje), o microcimento é uma pasta resistente que pode recobrir uma infinidade de pisos dispensando nestes casos a obra de demolição.




Enquanto que a camada de cimento queimado possui entre 5 a 7 centímetros de espessura, a camada de microcimento é bem menos espessa, varia de 3 a 4 milímetros, e dessa forma faz pouquíssimo peso sobre a estrutura do edifício/casa.


Comentamos também no post em que apresentamos o cimento queimado, que ele precisa de juntas de dilatação em seu assentamento, recorda? Se não, confira aqui. O microcimento, por sua vez, pode ser aplicado sem juntas, continuamente sobre o piso, deixando a superfície bem mais homogênea, quase como uma pintura.


Em relação ao tempo de aplicação, para o cimento queimado precisamos aguardar a demolição do piso e, posteriormente, o tempo de cura do cimento de 14 dias; já o microcimento pode ser aplicado em poucos dias, dependendo da metragem quadrada do ambiente e da necessidade de preparação do piso pré-existente, e seu tempo de secagem se dá em torno de 24 horas, dependendo das condições climáticas do local.


Em uma média geral, tendo como referência a cidade de São Paulo, a aplicação de microcimento com material incluído pode chegar ao dobro do valor da aplicação de cimento queimado com material incluído também. A aplicação de microcimento custa aproximadamente 200 reais o metro quadrado e a do cimento queimado “raíz” aproximadamente 100 reais o metro quadrado.


Um fator decisivo para sua escolha pode ser o custo total de aplicação entre um e outro. Enquanto que o microcimento aparentemente tem um custo mais alto de aplicação, também pode proporcionar mais economia pela rapidez em que é aplicado e pela não necessidade de obras de demolição do piso existente (valor não computado no preço cobrado para aplicação de cimento queimado).


Ainda assim ficou confuso sobre qual piso escolher?


Não se preocupe, o aplicativo Pró-Reforma - que está em desenvolvimento - calculará o melhor piso para as suas necessidades em poucos cliques e de graça! Oferecendo uma lista de materiais e todos os preços, para que não haja surpresas.

Ficou interessado?

Enquanto ainda não inauguramos, continue acompanhando nossas postagens por aqui!


Pró-Reforma, se inspirar é legal, saber materializar suas ideias é incrível.



Redação: Rebeca Waltenberg

Amamos o Wix.com!