top of page

Blog do Pró-Reforma

Principais tendências de piso para 2022

Saiba quais são as principais tendências para pisos em 2022 e veja o que melhor combina com a sua casa utilizando o aplicativo Pró-Reforma



Casa Ninho - SP Studio

Passados quase 3 anos desde o início da pandemia de COVID-19,certas limitações e adaptações ainda impactam no desejo e consumo de quem pretende fazer uma reforma.


As tendências de piso para 2022 estão relacionadas à vontade de se reconectar com a natureza, de sentir conforto, praticar múltiplas atividades em espaços únicos e encontrar refúgio nas próprias residências.

O piso é um elemento-chave na decoração da casa, tanto pelo seu caráter mais permanente quanto pelo custo envolvido caso seja necessária uma troca. Na verdade, as opções de piso não mudam muito de um ano para outro, em contraste com outras tendências da decoração. No entanto, o avanço das tecnologias sobre eles é muito perceptível a cada ano.



Sala com parede em rústica em cor terracota e plantas dependuradas contrastando verde e laranja.
Memórias por Ana Moura e Ana Higino (MCA Estudio/CASACOR)

Nesse post, você irá conhecer as tendências de piso para 2022, que irão te ajudar a fazer a escolha certa dentre os materiais disponíveis e o que melhor combina com o estilo da sua casa. E usando o aplicativo Pró-Reforma essa escolha ficará ainda mais fácil. Funciona assim: você se inspira em fotos de projetos reais, diz as suas necessidades, escolhe o tipo de piso que deseja, e o app calcula as melhores opções, apresentando ao final todos os produtos necessários para a sua compra ser mais eficiente e caber no seu orçamento! Confira!





Veja a seguir 5 tendências de piso para 2022!


1. Pisos que imitam de madeira



Sala moderna com sofá verde musgo, piso vinílico marrom e parede revestida de tijolinho branco.
Piso vinílico click Tarkett no projeto da Elã Arquitetura. Foto: Nathalia Artaxo

Sim, pisos de madeira estão sempre na moda por serem bonitos, elegantes e por combinarem facilmente com quase todos os estilos arquitetônicos.


A cada ano temos mais e mais produtos alternativos que imitam o visual (e às vezes a sensação) dos pisos de madeira, como a cerâmica, o porcelanato, o piso vinílico e o piso laminado. Estes produtos estão em alta porque além entregarem uma boa semelhança com madeira, podem ser resistentes à água, dependendo da situação podem ser aplicados sobre outros pisos e serem econômicos.

É o caso, por exemplo, do Piso Vinílico. A aparência do material está cada vez mais parecida com madeira, em alguns modelos reproduzindo veios e marcações com precisão. Além de ser antialérgico e resistente à umidade, o vinílico é um piso macio, com baixo nível de ruído e que oferece uma sensação térmica agradável independente das estações do ano.


Cafeteria com piso vínilico marrom.
Piso vinílico no projeto P64 da Elã Arquitetura.

O piso laminado é um tipo de piso flutuante que também entrega uma boa aparência de madeira. Em comparação ao piso vinílico, ambos são pisos de fácil instalação e, em geral, podem ser sobrepostos a outros pisos (evitando demolições de pisos preexistentes). Como ponto positivo, o laminado é mais resistente a riscos que o vinílico, porém não abafa tanto o som de passadas e não é resistente a umidade.



Para saber mais sobre pisos que parecem madeira, leia também:

  • Piso vinílico: o que é, quais os tipos e vantagens

  • Piso laminado: o que é, vantagens e desvantagens


2. Pisos que imitam pedra


Nessa tendência de aproximação à natureza, encontramos coleções de pisos que mimetizam ou se inspiram em pedras, priorizando bons acabamentos, com o objetivo de aproximar o cotidiano das pessoas do ambiente natural. São notadas cores em geral neutras como areia, bege, terrosos e cinza.


Vários tipos de piso mimetizam a aparência de pedra, como cerâmicas, porcelanatos, vinílicos e laminados.


Porcelanato Iseo Grigio da Eliane.

Na imagem abaixo você confere um piso vinílico, da Coleção Stone da Tarkett, que possui estampa de pedra e um diferencial: recebe uma camada de proteção contra desbotamentos provocados pelos raios UV.


Piso vínilico em restaurante com aparência de pedra cinza.
Piso Vinílico Linha Stone, da Tarkett.

A Linha Inova da Durafloor apresenta piso vinílico com textura de pedra, em placas quadradas. Veja na foto abaixo:


Sala com decoração industrial, sofá azul e piso vinílico com aparência de pedra ou cimento queimado.
Piso Vinílico Linha Inova, da Durafloor.

Os pisos que imitam mármore são uma das tendências no mercado de pisos, sobretudo para serem aplicados em cozinhas e banheiros. Eles têm a aparência sofisticada do mármore sem o preço alto e os problemas com a manutenção. As opções mais adequadas para a aparência de mármore são porcelanatos e cerâmicas, pela aparência mais semelhante e porque são materiais mais duradouros e resistentes à água.


Sala espaçosa, com piso porcelanato bege com textura de pedra natural.
Porcelanato Linha Atena - Eliane
Porcelanato Polido Nobile - Elizabeth

Banheiro com decoração clássica, revestido com porcelanato com aparência de pedra clara.
Coleção Fossile da Eliane.

Pode interessar também a leitura dos posts:


3. Pisos práticos para espaços compartilhados


A possibilidade ou necessidade de trabalhar, estudar e realizar outras atividades remotamente, a partir da própria residência, exigiu a adaptação desses espaços.


Um piso frágil, que arranhe, que exija muita manutenção, ou até mesmo que a aplicação necessite de demolição não é o mais desejado para espaços multifuncionais.

Um material bastante procurado e que se configura como tendência de 2022 é o cimento queimado pronto. Sua aplicação pode ser feita sobre certos tipos de piso preexistentes, como cerâmicas e porcelanatos, em bom estado de conservação, poupando tempo de obra e barateando a reforma.


O cimento queimado pronto é um piso com aparência rústica e que, de certa forma, esconde marcas de uso, como arranhões provocados pelo tráfego de pessoas ou arrastar de cadeiras.


Escritório com piso de cimento queimado pronto. Vemos uma mesa lateral, com um livro de arte, e uma cadeira de madeira.
Cimento queimado pronto é uma ótima opção para uma reforma rápida!


Pisos vinílicos ou Pisos laminados também são uma boa pedida para quem precisa de opções econômicas e resistentes. Veja a bela aparência de um piso vinílico na imagem abaixo:



Quarto aconchegante com piso vinílico bege, roupa de cama clara e mesa de cabeceira com luminária.
Ripado e Piso Vinilico, ambos madeirados, trazem aconchego ao quarto. Projeto de @gam_arquitetos

O piso laminado é uma boa opção para quem precisa de um piso que resista a riscos. Já o vinílico pode ser uma boa opção para ambientes em que haverá umidade, por exemplo, um quarto de crianças ou uma varanda coberta.


Para quartos de crianças é bom pensar em pisos que sejam fáceis de limpar.

4. Tendências de pisos para banheiro


Em geral, as tendências para piso de banheiro e lavabo seguem as tendências mais gerais. Percebemos, por exemplo, a inserção de pisos e revestimentos de parede com aparência de madeira, em forma de cerâmicas, porcelanatos e vinílicos, relacionada à busca de uma aproximação à natureza.


Banheiro com piso, parede e teto em madeira natural clara.
Loft Naturalle – Michael Zanghelini. Fabio Severo Jr/CASACOR

Banheiro com parede de vidro. Piso vinílico na cor bege, banheira e bancada em pedra cinza natural.
Caio Bandeira e Tiago Martins – Sopro Orgânico.Renato Navarro/CASACOR

Também nota-se uma tendência por materiais com aparência de pedra, especialmente porcelanatos de grandes formatos, como os projeto abaixo:


Banheiro clássico com porcelanato com aparência de pedra natural clara.
Porcelanato Atena da Eliane.
Banheiro com revestimento porcelanato com aparência de pedra natural cinza. Banheira em cerâmica branca centralizada, ao lado de toalheiro.
Coleção Mozart da Portinari.

A procura pela proximidade à natureza também invoca a utilização de revestimentos com formatos mais orgânicos, como é possível conferir nos projetos abaixo:


Bancada de banheiro com cuba de sobrepor de cerâmica branca e revestimento de parede composto por pequenas peças com bordas irregulares verde claro.
Linha bonbon da Portobello.
Banheiro com revestimento em pedra com lateral aberta para jardim.
UP3 Arquitetura – Casa UP. Denilson Machado/CASACOR
Banheiro em pedra natural, componentes possuem formas mais orgânicas.
Paola Vasconcelos Albernaz e Lorrane Vasconcelos Albernaz – Lavabo Orgânico. Edgard César/CASACOR

Em 2022, a biofilia, necessidade de estar em contato e interagir com a natureza, continuará em alta, e a tendência é que o verde das plantas seja cada vez mais incorporado a esses espaços. As plantas podem estar no piso, nas paredes, sobre móveis ou presas ao teto. Por isso é importante escolher o tipo ideal de piso, que aguente a umidade das regas.


Banheiro com tons em terracota e plantas.
[meu.coração.queima] – Jeferson Branco. Lio Simas/CASACOR
Sabrina Gnipper – Banheiro Toré. Renato Navarro/CASACOR


5. Combinações de pisos diferentes


Espaços abertos, que integram cômodos diferentes, como a cozinha com sala de estar ou jantar, continuam como tendência em 2022. A necessidade é criar ambientes maiores, mais luminosos e em que possam ser realizadas diferentes atividades. Aceitar essas diferenças de pisos, que demarcam atividades, ou até mesmo acentuá-las, continuará em voga esse ano.


Diferentes revestimentos de piso são ideais para espaços multifuncionais, que têm necessidades especiais, como cozinhas abertas para salas, por exemplo, que precisam de piso resistente à água. Uma boa combinação nesse caso são ladrilhos hidráulicos na área molhada e madeira na sala. O combo madeira e pedra natural também está na moda.



Combinação de pisos frios nesse escritório reformado pela SP Studio Arquitetura.

Ladrilhos hidráulicos + madeira maciça no projeto da SP Studio Arquitetura

Gostou da nossa seleção?

Que fique claro, tendências para pisos nos servem como inspirações, mas é sempre necessário levar em conta as necessidades e personalidades dos futuros usuários do espaço.


E se você pretende trocar o piso, não esqueça de utilizar o aplicativo gratuito Pró-Reforma.

O app faz o cálculo dos materiais para você, simulando os diferentes tipos de piso existentes no mercado e te ajuda a escolher um que caiba no seu orçamento! Experimente!






Redação: Rebeca Waltenberg

Revisão: Flavia Secioso


Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page