Blog do Pró-Reforma

Principais tendências de piso para 2021

Atualizado: Jan 11

O ano de 2020 foi histórico para todos, com a pandemia de Covid-19 alterando nossas rotinas profundamente. Uma das transformações mais importantes foi a forma como nos relacionamos com nossas casas, que para muitos passou a ser também o local de trabalho, a escola dos filhos, a área de lazer, a academia... Esse momento de reclusão em nossos lares nos forçou a pensarmos mais sobre nosso bem-estar nesses espaços, em como deixar a casa mais aconchegante, alegre e prática. E quando falamos em piso, isso se reflete em materiais mais artesanais, como madeira, cerâmica, ladrilhos...


O piso é a base da decoração da casa e a maioria das pessoas quer algo confortável e prático, e que se mantenha por muitos anos, já que não será substituído com frequência. Na verdade, as opções de piso não mudam muito de um ano para outro, em contraste com outras tendências da decoração. No entanto, o avanço das tecnologias sobre eles é muito perceptível a cada ano.



Nesse post, você irá conhecer as tendências de piso para 2021, que irão te ajudar a fazer a escolha certa dentre os materiais disponíveis e o que melhor combina com o estilo da sua casa. E usando o aplicativo Pró-Reforma essa escolha ficará ainda mais fácil. Funciona assim: você se inspira em fotos de projetos reais, diz as suas necessidades, escolhe o tipo de piso que deseja, e o app calcula as melhores opções, apresentando ao final todos os produtos necessários para a sua compra ser mais eficiente e caber no seu orçamento!


Para começar, antes de escolher um piso, considere o tamanho do ambiente em que ele será aplicado, a iluminação, os móveis e estofados que já existem e os materiais de acabamento. Enfim, tudo isso deverá impactar na escolha de um revestimento de piso.


Veja a seguir 5 tendências de piso para 2021!


1. Pisos de madeira


Sim, os pisos de madeira estão sempre na moda por serem bonitos, duráveis, sustentáveis e por combinarem facilmente com quase todos os estilos arquitetônicos. É o pavimento ideal para os quartos, mas pode ser aplicado em quase todos os ambientes.


As tendências de pisos de madeira em 2021 são os modelos com o mínimo de processamento, mais rústicos, refletindo sempre que possível a estrutura natural da madeira, além de cores frias (marrom escuro, cinza, preto, tons de branco), tábuas largas, acabamentos foscos e acetinados.


Duas alternativas à madeira natural são o piso laminado e o carpete de madeira. Ambos têm madeira em sua composição, dentre outros materiais, e trazem aconchego e conforto, pois são isolantes, porém com valores por m² mais acessíveis.


Para saber mais sobre pisos de madeira, leia também:


2. Pisos que imitam madeira, mármore e concreto


Uma das tendências mais populares para pisos é criar a aparência de algum material não usando o material em si, mas o substituto dele.


A cada ano temos mais e mais produtos alternativos que imitam o visual (e às vezes a sensação) dos pisos de madeira, como a cerâmica, o porcelanato e o piso vinílico. Estes produtos estão em alta porque se parecem com madeira, mas são ao mesmo tempo à prova d'água. Portanto, eles podem ser usados em áreas molhadas (cozinhas, banheiros, terraços) e aplicados em cima de pisos de concreto, onde pode ser difícil e muito caro instalar pisos de madeira.


Os pisos que imitam mármore são uma das tendências no mercado de pisos, sobretudo para serem aplicados em cozinhas e banheiros. Eles têm a aparência sofisticada do mármore sem o preço alto e os problemas com a manutenção. As opções mais adequadas para a aparência de mármore são porcelanatos e cerâmicas, pois são materiais mais duradouros e resistentes à água.



E outra tendência do design de interiores são os pisos que imitam placas de concreto. Há várias opções de porcelanatos e cerâmicas nesse estilo que deixarão qualquer ambiente com um visual moderno.


Pode interessar também a leitura do post Parece cimento queimado, mas é cerâmica



3. Pisos com padrões decorativos


Pisos com padrões geométricos, florais, art déco ou com visuais de azulejos marroquinos seguem como forte tendência em 2021. Esses padrões são mais comuns nos ladrilhos hidráulicos, nas cerâmicas e nos pisos vinílicos.


Como são à prova d'água, são ótimas opções de piso para áreas molhadas (banheiros, cozinhas, lavabos), mas podem ser usados em qualquer ambiente, como o hall de entrada, por exemplo.


Os formatos também mudaram: você verá mais formas de arabesco, em leque, hexagonais, entre outros.



Leia também: Piso de cerâmica: o que é, quais os tipos, como escolher


4. Tendências de pisos para banheiro


Cerâmicas e porcelanatos brilhantes estão dando lugar aos materiais com acabamento fosco ou acetinado nos banheiros. Os motivos não dizem respeito apenas à aparência, mas por serem menos escorregadios. Além disso, os materiais com esses acabamentos são mais fáceis de limpar e precisam de menos manutenção.


E a tendência para os banheiros em 2021 é de cores mais vivas. Tanto o piso quanto as paredes podem ganhar o mesmo acabamento.


Já os nostálgicos ladrilhos e mosaicos em preto e branco também estão com tudo e trazem de volta memórias de décadas passadas.



5. Combinações de pisos diferentes


Espaços abertos, que integram a cozinha com sala de estar ou jantar será uma grande tendência em 2021. A ideia é criar ambientes maiores e multiuso. Misturar pisos diferentes para efeito decorativo ou para delimitar esses ambientes contíguos estará muito em voga esse ano.


Diferentes revestimentos de piso são ideais para espaços multifuncionais, que têm necessidades especiais, como cozinhas abertas para salas, por exemplo, que precisam de piso resistente à água. Uma boa combinação nesse caso são ladrilhos hidráulicos na área molhada e madeira na sala. O combo madeira e pedra natural também está na moda.



Para facilitar a sua escolha, o aplicativo Pró-Reforma faz o cálculo dos materiais para você, simulando os diferentes tipos de piso existentes no mercado e te ajudando a escolher um que caiba no seu orçamento!


Redação: Priscila Corrêa




Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Endereço

Rua Evaristo da Veiga 35, sala 1416

Centro. Rio de Janeiro - RJ

CEP 200031-040

  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn