Quando falamos de materiais para o piso podemos encontrar uma grande variedade de opções. Além de escolher as cores e o visual que queremos também devemos pensar nas características de nosso ambiente e na qualidade do material que iremos instalar.
Hoje falaremos de 6 opções de piso que são as mais demandadas em reformas!
Cerâmico

É um dos pisos mais comuns e mais utilizados. É uma material que esta a anos no mercado e oferece um ótimo custo benefício. Atualmente conta com grande qualidade e uma ampla variedade de modelos que variam em preço, tamanhos, cores, estampas e até mesmo opções que simulam outros materiais, como a pedra, madeira e cimento, por exemplo.
Vantagens: São duradouros, fáceis de limpar, não mancham, altamente resistente ao contato direto com a água, estão aptos para ambientes internos e externos e se apresentam como uma das opções mais baratas para revestir o piso.
Desvantagens: Os modelos muito baratos podem não apresentar uma qualidade excelente, podendo lascar ou quebrar em caso de impactos, ou queda de objetos, por exemplo. Modelos mais antigos ou edições especiais podem ter suas produções descontinuadas, o que dificulta em casa de necessidades de substituições. A escolha de um modelo equivocado para certos ambientes, como banheiro, pode representar um perigo caso o modelo escolhido não seja antiderrapante.
Porcelanato

Assim como o piso cerâmico, o porcelanato é uma ótima escolha para quem busca praticidade e resistência. É um material mais sofisticado e altamente versátil que apresenta variedades em questões de acabamentos, estampas, cores e tamanhos. Antigamente eram muito mais caros, mas hoje podemos encontrar opções com preços mais acessíveis.
Vantagens: É um revestimento resistente que aporta personalidade ao ambiente devido a seu acabamento bonito e refinado. Podemos escolher entre vários modelos de cores, texturas e estampas e também opções que simulam outros materiais com perfeição (como o mármore da imagem). Oferecem diferentes categorias de acabamento que são indicados para ambientes, como áreas externas, com muito trafego ou molhadas.
Desvantagens: Devido a sua grande variedade de acabamentos é preciso garantir a escolha certa para cada ambiente da sua casa, já que um modelo incorreto pode se tornar escorregadio em contato com a água ou acabar riscando com o tempo em áreas de muita circulação.
Laminado

É o favorito quando queremos trazer sensação de aconchego para os ambientes. É um revestimento que consegue criar praticamente o mesmo efeito da madeira natural com um preço mais econômico e sem exigir tantos cuidados com a manutenção. Além disso, é aconchegante e muito confortável ao caminhar.
Vantagens: São bonitos e transformam os ambientes em espaços acolhedores. Podem ser encontrados em modelos mais econômicos. Sua instalação é prática e rápida e pode ser feita sobre o piso pré-existente. É um material resistente e é comercializado com várias tonalidades que imitam diferentes tipos de madeira com perfeição.
Desvantagem: Não são resistentes a umidade, ao contato com a água e a incidência direta da luz do sol. Dependendo da qualidade do piso o material corre o risco de apresentar riscos ou até mesmo danificar com a queda de objetos pesados.
Vinílico
Foi-se o tempo em que o piso vinílico era conhecido como um material feio e de gosto duvidoso. Hoje em dia os modelos são produzidos com alta qualidade e com acabamentos bonitos e elegantes. É possível encontrar este material em losas ou em réguas e a instalação pode ser feita através de cola, ou por um sistema de clique (também chamado macho-fêmea)
