O que é microcimento?

Atualizado: Mai 12

Microcimento é um tipo de piso que vale a pena considerar em sua obra, um revestimento que pode ser aplicado em diferentes superfícies, composto por cimento, resinas à base de água e pigmentos naturais.





Funciona como uma pasta que pode cobrir um revestimento pré-existente pois tem alta aderência. Por exemplo, em ambientes internos pode ser usado em pisos, paredes e tetos, na bancada da cozinha, em escadas, entre outros, e em ambientes externos pode ser utilizado em garagens, fachadas, pisos e paredes, até mesmo na área ao redor de piscinas.


É aplicado em uma camada fina, de 2 a 3mm, e contínua, ou seja, não tem juntas (como as cerâmicas, por exemplo), e por isso proporciona uma aparência de uniformidade no piso, assim como permite fácil limpeza.


Também apresenta uma variedade de texturas (grossa, média e fina), de cores (os pigmentos adicionados na mistura), e acabamentos, com aspecto mais mate (sem brilho), brilhoso ou com efeitos metálicos.


O microcimento é um piso muito resistente que aguenta as agressões do tempo (como chuvas, sol…), tráfego alto de pessoas, e quando aplicado em locais que serão molhados pode receber um acabamento mais rústico/antiderrapante.


Em relação à aplicação é importante contratar especialistas para evitar o aparecimento de rachaduras (comuns quando não são respeitadas as condições exigidas de aplicação).


O custo é calculado de acordo com a área da superfície e os demais serviços necessários para sua preparação. Por exemplo, é possível aplicar microcimento sobre cerâmica, mas é necessário preparar a base de modo que as juntas da cerâmica não sejam notadas ao final e isso exige um esforço extra do profissional que será acrescido ao valor cobrado pelo serviço.


Por fim, não são todos os pisos que podem ser cobertos por microcimento, somente aqueles bem firmes que proporcionem estabilidade. Por exemplo não é recomendado sobrepor a pisos de assoalho e taco de madeira.


O microcimento é uma boa opção para obras rápidas, silenciosas e com pouca produção de entulho.


Ficou interessado?

No próximo post traremos mais informações sobre o microcimento!


Pró-Reforma, se inspirar é legal, saber materializar suas ideias é incrível.


Redação: Rebeca Waltenberg