Neste post apresentaremos as principais características do piso de microcimento, para que você avalie se vale a pena adotar na sua próxima reforma. Vale lembrar que ao utilizar o aplicativo gratuito Pró-Reforma, você orça a sua reforma de piso com microcimento de forma automática.
Microcimento é um tipo de piso que vale a pena considerar em sua obra, um revestimento que pode ser aplicado em diferentes superfícies, composto por cimento, resinas à base de água e pigmentos naturais.
Onde aplicar Microcimento?
Funciona como uma pasta que pode cobrir um revestimento pré-existente pois tem alta aderência. Por exemplo, em ambientes internos pode ser usado em pisos, paredes e tetos, na bancada da cozinha, em escadas, entre outros, e em ambientes externos pode ser utilizado em garagens, fachadas, pisos e paredes, até mesmo na área ao redor de piscinas.
A aparência do piso de Microcimento
O Microcimento é aplicado em uma camada fina, de 2 a 3mm, e contínua, ou seja, não tem juntas (como as cerâmicas, por exemplo), e por isso proporciona uma aparência de uniformidade no piso, assim como permite fácil limpeza.
Também apresenta uma variedade de texturas (grossa, média e fina), de cores (os pigmentos adicionados na mistura), e acabamentos, com aspecto mais mate (sem brilho), brilhoso ou com efeitos metálicos.
O microcimento é um piso muito resistente que aguenta as agressões do tempo (como chuvas, sol…), tráfego alto de pessoas, e quando aplicado em locais que serão molhados pode receber um acabamento mais rústico/antiderrapante.
Em relação à aplicação é importante contratar especialistas para evitar o aparecimento de rachaduras (comuns quando não são respeitadas as condições exigidas de aplicação).
Quanto custa um piso de Microcimento?
O custo é calculado de acordo com a área da superfície e os demais serviços necessários para sua preparação. Por exemplo, é possível aplicar microcimento sobre cerâmica, mas é necessário preparar a base de modo que as juntas da cerâmica não sejam notadas ao final e isso exige um esforço extra do profissional que será acrescido ao valor cobrado pelo serviço.
Conclusão sobre Microcimento
Microcimento é um material muito interessante pela capacidade de sobrepor alguns outros tipos de piso, pela aparência homogênea que pode unificar ambientes.
O microcimento é uma boa opção para obras rápidas, silenciosas e com pouca produção de entulho.
Como desvantagens, o microcimento nem sempre pode ser sobreposto a outros pisos,
somente aqueles bem firmes que proporcionem estabilidade. Por exemplo não é recomendado sobrepor a pisos de assoalho e taco de madeira.
E também necessita ser aplicado por uma mão de obra especializada para que não trinque, rache, fissure...
Confira outros posts sobre microcimento ou pisos com aparência cimentícia:
Redação: Rebeca Waltenberg
Comments