Com o passar do tempo, é muito comum a gente enjoar de algo. Quando se trata da nossa casa, isso é ainda mais recorrente, por ser um lugar em que estamos constantemente. Uma das formas de resolver esse problema é trocar o que já não queremos mais. Porém, nem sempre é simples. Trocar azulejos e revestimentos cerâmicos pode ser muito caro e trabalhoso. Uma alternativa é pintá-los.
Para fazer um orçamento automático, rápido e gratuito com tintas para piso, basta acessar o app Pró-Reforma!
Como pintar os azulejos?
Há no mercado diversas opções de tintas indicadas para pintar azulejos e cerâmicas. Vamos tirar suas dúvidas sobre cada uma delas e mostrar algumas opções de produtos.
As indicações das embalagens são muitas vezes confusas e você pode ter dificuldade para fazer comparações. A primeira coisa que precisa saber é que existem três tipos de tinta que podem ser usadas diretamente sobre superfícies cerâmicas: tinta epóxi à base de solvente, tinta epóxi à base d’água e tinta acrílica para azulejos.
1ª Opção: Tinta epóxi de base solvente
Essas tintas geralmente são mais caras, mas podem ser usadas tanto no piso como na parede e têm alta resistência. No entanto, por ser à base de solvente, têm um cheiro bem forte. A tinta epóxi à base de solvente é comprada em duas partes (um é a resina e o outro é o catalisador) e a aplicação é bem mais complicada. A mistura das partes tem que ser precisa para funcionar e não é qualquer pessoa que consegue fazer um bom trabalho na hora de aplicar.
2ª Opção: Tinta epóxi de base d’água
A tinta epóxi à base d'água é uma tinta de custo intermediário e mais fácil de ser aplicada (tem um componente único). Na verdade, ela não é tinta epóxi, e sim tinta acrílica com acréscimo de resina epóxi que a torna mais resistente que as tintas acrílicas comuns. Por ser à base d’água, não tem cheiro e é mais fácil de aplicar.
Essas tintas podem ser usadas em diversas superfícies, mas não são indicadas para uso no piso diretamente sobre revestimento cerâmico, pois possuem uma menor resistência à abrasão. Nesse caso é necessário uma regularização do piso com massa de cimento e cola antes, que vai tornar a superfície mais aderente para receber uma tinta acrílica de piso (seja ela com acréscimo de resina epóxi ou não).
3ª Opção: Tinta acrílica para azulejo
Nessa terceira opção, a tinta é mais barata que as outras. Ela é uma tinta acrílica, porém indicada pelo fabricante para ser aplicada diretamente sobre azulejos. Ela é também à base de água e não possui cheiro.
No app Pró-Reforma você escolhe o tipo de tinta que mais se encaixa ao seu projeto, depois informa o tamanho do ambiente e o app calcula automaticamente as quantidades e os materiais necessários, e apresenta o custo mínimo para cada opção. Teste o app!
Redação: Gabriel Simi e Flávia Lima
Comments