top of page

Blog do Pró-Reforma

Tinta Epóxi: renove o piso gastando pouco

Atualizado: 26 de mar. de 2021


Que tal renovar o piso sem quebra-quebra e entulhos, de forma rápida e com baixo custo?


Muitas pessoas vêm adotando tintas para piso como alternativa fácil, rápida e barata para renovar o ambiente! Nesse post vamos saber o que é tinta epóxi, como aplicar em cerâmicas, azulejos, cimento e metais, e quais as vantagens e desvantagens dessa técnica.


Para fazer um orçamento automático, rápido e gratuito com tinta epóxi basta acessar o app Pró-Reforma!


Paredes e banheira pintados com tinta epóxi. Fonte: Bricia Moraes


Tinta Epóxi para piso


A primeira coisa que você precisa saber é que há dois tipos de tinta epóxi no mercado: à base de solvente (tinta epóxi esmalte) e à base d'água. Aqui falaremos apenas da primeira, pois é a tinta adequada para a pintura de piso.


Tinta epóxi à base de solvente é um esmalte de alto brilho com resistência à umidade e abrasão e ótima aderência e durabilidade. É indicada para pintar superfícies de ambientes internos tanto de áreas secas (quarto, sala) quanto molhadas (banheiro, cozinha), e pode ser aplicada em azulejos, cerâmica, cimento, concreto, metal, aço e madeiras não resinosas.


Lavanderia renovada toda em azul. Projeto do Apartamento 203.


Altamente resistente a produtos químicos alcalinos, solventes, óleos, detergentes, entre outros, a tinta epóxi é muito usada na construção civil, em fábricas, em pisos de garagem, quadras de esporte e hospitais. Também é uma ótima opção para portões e janelas de ferro ou aço, por proteger estes materiais contra a corrosão. E por ter boa resistência à umidade, vem sendo usada também nos banheiros, incluindo no box, e em lavanderias.


As principais marcas de tinta epóxi esmalte são Suvinil e Coral.


Box de banheiro pintado com tinta epóxi. Fonte: DIYCore





Como aplicar a tinta epóxi no piso

  • Lave com sabão neutro a superfície onde será aplicada a tinta epóxi. Caso tenha óleo ou graxa no piso, use solvente aguarrás, água e sabão. Limpe bem os rejuntes no caso de azulejos ou cerâmicas pré-existentes. Só aplique a tinta depois de limpar e secar bem a superfície.

  • Prepare a tinta de acordo com as instruções do fabricante. Ela deve ser catalisada, misturando os dois componentes do produto, conforme indicado na embalagem do produto. A vida útil da mistura catalisada é de 6 a 8 horas. Não aplique após esse período.

  • Aplicar cerca de 2 a 3 demãos com pincel, rolo para epóxi ou pistola de ar comprimido. Dê um intervalo de no mínimo 12 horas e no máximo 48 horas entre demãos – deverá lixar caso exceda o tempo máximo entre demãos.

  • A tinta estará seca em 24 horas, porém a película terá seu máximo grau de resistência e dureza 7 dias após a aplicação.


Vantagens da tinta epóxi

  • Baixo custo e de fácil aplicação. Ideal para quem quer repaginar um ambiente sem quebra-quebra e de forma rápida;

  • Ótima resistência à abrasão e à umidade;

  • Ótima aderência a vários tipos de piso;

  • Antiderrapante;

  • Manutenção simples. Basta limpar bem a superfície com água e sabão neutro;

  • Possui grande variedade de cores.


Desvantagens da tinta epóxi

  • Tem cheiro forte e é tóxica no estado líquido, portanto, recomenda-se o uso de material de proteção, como máscara, luva, óculos, calça comprida e blusa de mangas longas, durante o preparo da tinta e na aplicação;

  • Não pode ser usada em área externa, pois quando exposta aos raios solares fica amarelada;

  • Acabamento simples e pouco sofisticado;

  • O preparo da mistura não é tão simples e se a dosagem dos 2 componentes for feita de maneira errada, a tinta não irá curar. Por isso, vale a pena investir em um bom profissional.

Paredes pintadas com tinta epóxi à base de água e bancada pintada com tinta epóxi á base de solvente. Projeto: Paulo Biacchi


Para selecionar a tinta epóxi no app Pró-Reforma, pule a opção de escolha do piso pela aparência. Então, aparecerá para você uma tela com todos os materiais disponíveis no app. Selecione Tinta Epóxi, informe o tamanho do ambiente e o app irá calcular automaticamente as quantidades e os materiais necessários, além de apresentar o custo mínimo para cada opção. Teste o app!







Redação: Priscila Corrêa

39.541 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page