Blog do Pró-Reforma

Tendências 2021 para banheiro e lavabo

Atualizado: Jan 26

Quer descobrir quais revestimentos de piso são tendência na decoração de lavabos e banheiros em 2021? Então confira as dicas deste post!

Projeto da Duda Senna Arquitetura com ladrilho hidráulico


Assim como tudo que está na moda, um revestimento quando é tendência é mais fácil de ser encontrado no mercado, com múltiplas opções de cor, textura, formato e tamanho. Somam-se a isso os materiais necessários para cada tipo de piso e as particularidades do piso já existente – se pode ter aplicação de outro piso por cima, se precisa ser demolido etc.

Com tantas opções, pode ser difícil fazer as escolhas certas para uma obra. E é aí que entra o Pró-Reforma! O aplicativo simula os diferentes tipos de piso que há no mercado e te ajuda a orçar e quantificar todos os materiais indispensáveis para não haver surpresas no orçamento nem desperdício na reforma. É de graça e não precisa baixar nada – você usa pelo navegador. Experimente!


Antes de continuar, lembre-se que ao escolher os materiais para uma reforma, é importante levar em consideração algumas qualidades que devem ter em revestimentos de piso de banheiros, tais como:

  • Resistência à umidade, pois são áreas molhadas;

  • De fácil limpeza, já que são áreas que sujam muito;

  • Ser antiderrapante. Dê preferência a pisos foscos, acetinados ou com relevo para evitar tombos.

1. Banheiros em cores vivas


A cor viva no banheiro cria uma atmosfera alegre e ousada. Podem estar na marcenaria, nos acessórios e também no piso! Os ladrilhos hidráulicos aparecem como boas opções para destacar o colorido no piso.


É necessário apenas escolher a paleta correta. Combinações de vários tons estão na moda, como tangerina, amarelo ocre, âmbar, azul, verde e borgonha.


Foto Construção e Design


2. Porcelanato que imita mármore


Os pisos que imitam mármore são uma tendência nos banheiros em 2021. Eles são sofisticados como o mármore sem o preço alto e a manutenção. O porcelanato e a cerâmica são ótimos materiais para dar esse efeito marmorizado, já que são duradouros e resistentes à água.


Se você prefere um estilo mais sóbrio, elegante e luxuoso, uma aposta no banheiro é o aspecto de mármore preto. É importante lembrar que o preto em abundância pode oprimir o banheiro, por isso o ambiente deve ser preenchido com a decoração em tons mais claros ou combinada com outros materiais de acabamento.


Na foto, piso e bancada em porcelanato preto marmorizado em projeto da Archid.


No app Pró-Reforma você se inspira em fotos de ambientes decorados, seleciona as que mais combinam com seu estilo e o app apresenta todas as opções de piso com aquela aparência. Além dos materiais necessários para cada opção e o custo final da obra. Experimente, é super fácil de usar! Não precisa baixar, basta usar no navegador do computador, tablet ou celular.


3. Pisos com padrões decorativos


Pisos com padrões geométricos e florais seguem como tendência em 2021. Esses padrões são mais comuns nos ladrilhos hidráulicos, nas cerâmicas e nos pisos vinílicos e são ótimas opções para banheiros e lavabos por serem à prova d’água.


Banheiro clean com ladrilho hidráulico no projeto do escritório de design Bossa Decor


Banheiro moderno com revestimento geométrico no piso e no box desse projeto de Fernando Cesar Arquitetura


4. Combinação de pisos em espaços integrados


Como falamos no post Principais tendências de piso para 2021, uma das principais apostas para 2021 na decoração de interiores são os espaços multifuncionais, como a cozinha integrada com sala de jantar e estar, mas também ganha destaque esse ano o banheiro integrado ao quarto.


Para delimitar esses espaços ou usar os revestimentos certos para cada ambiente, está em voga misturar diferentes tipos de pisos, como ladrilho hidráulico ou cerâmica na área molhada e outro tipo de revestimento mais aconchegante no restante do quarto, como a madeira ou o laminado.



5. Lavabos de uma única cor


Segundo o site Archdaily, uma forte tendência para 2021 são os lavabos monocromáticos, ou seja, lavabos com revestimentos de piso e parede da mesma cor. Até o teto entra na dança. Olha como ficam lindos!


Projetos RAWI Arquitetura + Design. Foto Alexandre Disaro


6. Cerâmicas e porcelanatos que imitam madeira


Os pisos que imitam madeira estão no auge há algum tempo e prometem ficar em alta ainda por muitos anos. A madeira cria um ambiente aconchegante e agradável e é muito usada em decoração com estilos country e rústico.


Os pisos de cerâmica e porcelanato com esse aspecto podem ser usados nos banheiros por serem resistentes à umidade. Uma dica é usar o revestimento com aspecto de madeira para destacar áreas funcionais, como o box, por exemplo. Você pode decorar as áreas restantes com revestimentos de cor neutra.



7. Ladrilhos e cerâmicas hexagonais


Para a decoração do banheiro, não só são adequados os ladrilhos e cerâmicas no formato padrão, quadrados ou retangulares, mas também os hexagonais, que criam um aspecto de favo de mel.


Na imagem abaixo, um piso em ladrilho azul com parede revestida de azulejos estilo metrô, trazendo um visual mais clássico.


Foto de Jen Pinkston


Tons de cinza e branco nesse mosaico da Equipe Ceramica



Gostou das ideias? Inspire-se mais com outras fotos de ambientes no Pró-Reforma ou faça sua busca pelos filtros do aplicativo!



Redação: Priscila Corrêa



Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Endereço

Rua Evaristo da Veiga 35, sala 1416

Centro. Rio de Janeiro - RJ

CEP 200031-040

  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn