Começamos a falar a respeito de sifão no post sobre itens complementares que não devemos esquecer para a instalação de cubas e torneiras/misturadores. Hoje falaremos sobre o funcionamento e os diferentes tipos e materiais desse produto, além de dar dicas de uso, economia e instalação.

O sifão é um tubo que permite a fixação da válvula de escoamento na cuba e conduz a água usada até a tubulação de esgoto da edificação. Além disso, seu mecanismo também conta com um fecho hídrico que impede o retorno de gases e odores provenientes do encanamento.

Encontramos no mercado sifões de plástico e metal. Os metálicos são mais caros, no entanto, existe a opção de plástico cromado, que imita metal e é mais barato. Os sifões também podem ser classificados basicamente em três tipos: fixo, articulado e sanfonado. O sifão fixo é geralmente mais caro que o sanfonado e mais barato que o articulável, principalmente quando de metal. Para termos noção de grandeza de preço, observe abaixo uma breve cotação feita no site da Leroy Merlin, em 18/02/2019, com diferentes tipos de sifão:

Conforme se varia a profundidade das bancadas e a localização do furo de escoamento dos diferentes modelos de cuba, são necessários diferentes comprimentos de sifão. O comprimento do sifão deve ser um pouco maior que a distância do ponto de esgoto à válvula de escoamento para que seu tubo horizontal se encaixe na tubulação de esgoto.

No caso de sifões rígidos plásticos, o tubo possui um comprimento máximo e pode ser cortado com uma serrinha se sua pia necessitar de um comprimento menor. No caso de um sifão rígido de metal, é comum que seu tubo admita uma variação de comprimento através de um sistema de rosqueamento, para atender a diferentes distâncias. No entanto, é sempre bom ficar de olho nessas medidas, pois por mais que sua bancada tenha uma profundidade comum, determinados modelos de sifão rígido metálico possuem o comprimento fixo.