top of page

Blog do Pró-Reforma

Tipos de sifão e dicas

Atualizado: 26 de mar. de 2021


Começamos a falar a respeito de sifão no post sobre itens complementares que não devemos esquecer para a instalação de cubas e torneiras/misturadores. Hoje falaremos sobre o funcionamento e os diferentes tipos e materiais desse produto, além de dar dicas de uso, economia e instalação.



tipos de sifão, fecho hídrico


O sifão é um tubo que permite a fixação da válvula de escoamento na cuba e conduz a água usada até a tubulação de esgoto da edificação. Além disso, seu mecanismo também conta com um fecho hídrico que impede o retorno de gases e odores provenientes do encanamento.


Sifão, fecho hídrico
O fecho hídrico é o acúmulo de água na parte mais baixa do sifão conforme podemos observar nas imagens acima. Essa água acumulada se comporta como uma barreira que impede a passagem de gases e odores do encanamento para o ambiente.

Encontramos no mercado sifões de plástico e metal. Os metálicos são mais caros, no entanto, existe a opção de plástico cromado, que imita metal e é mais barato. Os sifões também podem ser classificados basicamente em três tipos: fixo, articulado e sanfonado. O sifão fixo é geralmente mais caro que o sanfonado e mais barato que o articulável, principalmente quando de metal. Para termos noção de grandeza de preço, observe abaixo uma breve cotação feita no site da Leroy Merlin, em 18/02/2019, com diferentes tipos de sifão:

Tipos de sifão
Comparação de preço de diferentes tipos de sifões de marcas variadas.

Conforme se varia a profundidade das bancadas e a localização do furo de escoamento dos diferentes modelos de cuba, são necessários diferentes comprimentos de sifão. O comprimento do sifão deve ser um pouco maior que a distância do ponto de esgoto à válvula de escoamento para que seu tubo horizontal se encaixe na tubulação de esgoto.


Tipos de sifão, fecho hídrico
O comprimento do sifão pode variar de acordo com a profundidade da bancada e a localização do ralo da cuba (válvula de escoamento). Além disso, a tubulação horizontal do sifão se encaixa no ponto de esgoto existente na parede, por isso seu comprimento deve ser um pouco maior que a distância entre a parede e a válvula de escoamento.

No caso de sifões rígidos plásticos, o tubo possui um comprimento máximo e pode ser cortado com uma serrinha se sua pia necessitar de um comprimento menor. No caso de um sifão rígido de metal, é comum que seu tubo admita uma variação de comprimento através de um sistema de rosqueamento, para atender a diferentes distâncias. No entanto, é sempre bom ficar de olho nessas medidas, pois por mais que sua bancada tenha uma profundidade comum, determinados modelos de sifão rígido metálico possuem o comprimento fixo.



Caso necessite de um comprimento maior para o sifão, existem os prolongadores de sifão, que são encontrados em diferentes comprimentos como pro exemplo, 6cm, 12cm e 30cm. Na hora de comprar um prolongador de sifão você deve ficar atento à bitola do encaixe de saída.


Além disso, para utilizar o sifão fixo é aconselhável que o “ralo” da cuba (válvula de escoamento) e o ponto de esgoto na parede estejam muito bem alinhados, pois essa tipologia não permite desalinhamentos. No entanto, se você já comprou o sifão rígido e só constatou esse problema de execução depois de abrir a embalagem inviabilizando a troca, você pode comprar uma luva articulável para não ficar com o produto inutilizado.


luva articulada para sifão, tipos de sifão
A luva articulável é um acessório que permite a instalação de um sifão fixo quando há desalinhamento entre os pontos de entrada e de saída d’água. Uma de suas extremidades é encaixada ao ponto de esgoto (saída d’água) e a outra é conectada ao sifão. Atenção: A luva articulável atende a pequenos casos de desalinhamentos! Fique atento também aos diâmetros da luva, para que sejam compatíveis com o ponto de esgoto e seu sifão.

Já o sifão articulado, é o tipo mais caro de todos. Ele possui peças rígidas e tolera desalinhamentos um pouco maiores entre o pontos de entrada e saída d’água. No entanto, pode não atender a casos de grandes desalinhamentos, podendo até ser necessário a indicação de outro tipo de sifão: os sanfonados.


sifão articulado, tipos de sifão
Para a pia acima foi utilizado um sifão articulado. Observe o desalinhamento existente entre o ponto de esgoto (em amarelo) e o eixo da válvula de escoamento da cuba (em vermelho).

Se você tem um pequeno desalinhamento entre os pontos de entrada e saída d’água e quer um sifão rígido, a opção do sifão fixo com luva articulável normalmente é mais barata que o sifão articulado. Para termos noção da ordem de valores, cotamos os preços dessas duas soluções para sifões metálicos de um mesmo fabricante, no site da Leroy Merlim, no dia 18/02/2018:


tipos de sifão, luvar articulável, sifão articulado, sifão rígido
A solução 2 chega a ser até cerca de 25% mais cara que a solução 1 ao considerarmos seus valores sem desconto.

Por sua vez, o sifão sanfonado possui menos valor estético, é mais barato e admite maiores desalinhamentos entre os pontos de entrada e saída d’água. Se embaixo da sua bancada terá um armário fechado, você pode economizar sem preocupações estéticas usando o sifão sanfonado, pois ele ficará escondido dentro da marcenaria. Ele é vendido em diferentes comprimentos, sendo importante que sempre tenhamos comprimento suficiente para moldar a região do fecho hídrico, caso contrário haverá retorno de mau cheiro da tubulação predial.


Sifão sanfonado, fecho hídrico
O comprimento do sifão sanfonado deve ser suficiente para moldarmos a “voltinha” do fecho hídrico, evitando assim, o retorno de gases e odores do encanamento.

Existem ainda outros tipos especiais de sifão, como o sifão duplo, o sifão triplo e o sifão com saída para máquina de lavar. Os sifões duplos e triplos servem para cubas duplas e triplas e o sifão com saída para máquina de lavar é utilizado quando não se tem o ponto de esgoto da máquina na parede.


Na hora de comprar seu sifão, além das questões de tipo, material e comprimento, você também deve ficar atento aos seus diâmetros de encaixe de entrada e de saída d’água, mesmo que você opte pelo “sifão universal”, que é do tipo sanfonado e teoricamente serviria para todos os diâmetros. A extremidade de entrada do sifão universal vem com um adaptador e a extremidade de saída vem com uma gradação de diferentes diâmetros que podem ser cortados na medida desejada, mas nem todos os diâmetros existentes são atendidos num mesmo modelo de sifão “universal”.


sifão sanfonado

Normalmente os diâmetros variam conforme o uso do sifão: se é para pia de cozinha, pia de banheiro ou tanques. Fizemos um quadro com os diâmetros mais comuns para as pias de cada ambiente, no entanto lembre-se que podem existir variações e por isso é importante sempre sempre checar o diâmetro de encaixe da válvula de escoamento (entrada de água) e do ponto de esgoto (saída de água).




Gostou das nossas dicas?


Para quem leu até o final, nós contaremos nossa dica mais especial. Para quem vai fazer reforma, evite dor de cabeça com a escolha de materiais errados e quantidades incorretas!

O Pró-Reforma é um aplicativo inteligente e gratuito, que especifica, quantifica e calcula sua reforma de piso automaticamente. Esqueça as contas difíceis, escolhas de produtos inadequados e erros no cálculo da quantidade de embalagens.


O app é gratuito e não exige download, podendo ser usado diretamente pelo navegador do desktop, tablet ou celular. Calcule sua obra de piso online. Use o app!




23.947 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page