
Em um dos posts passados falamos acerca de troca de piso, de um piso cerâmico para um de porcelanato.
“Você sabia que as alternativas para a instalação de um novo piso dependem não só do revestimento escolhido mas também do revestimento existente? Por exemplo, se você tem um piso cerâmico e deseja substituí-lo por um porcelanato, tem as alternativas de sobrepor ou substituir, e para cada uma delas, diferentes produtos e serviços serão necessários. Se optar por um novo piso vinílico, os produtos e serviços serão outros. Já se seu piso existente é de madeira, não pode optar pela sobreposição nem de porcelanato nem de vinílico colado.”
Passo a passo para trocar piso de madeira por piso de porcelanato:
No post de hoje, falaremos do caso de substituição de um piso de madeira por um piso cerâmico. Diferentemente do caso anterior, não é possível sobrepor um piso novo sobre o piso de madeira. Ou seja, será necessário retirar toda a madeira existente para instalar o novo piso de porcelanato e as etapas são as seguintes:
1º Retirar piso de madeira
2º Verificar contrapiso e regularizar:
Já que a madeira é mais espessa que a cerâmica será necessário complementar o contrapiso ou até substituí-lo (caso esteja em mau estado). Isso pode ser feito com argamassa feita na obra ou argamassas do tipo pronta para contrapiso ou multiuso.

3º Colar cerâmica com argamassa colante:
As cerâmicas possuem dois tipos de bordas: reta (retificada) ou arredondada (bold). O tipo de borda interfere no tamanho da junta, impactando no resultado estético. As juntas permitem a dilatação das peças de forma a evitar trincas e estufamento do piso. Além do mais, será necessário usar espaçadores para garantir a junta mínima necessária, indicada pelo fabricante da cerâmica. Essas peças auxiliam que durante o assentamento seja mantido o alinhamento entre as cerâmicas. Os espaçadores podem ser de dois tipos: niveladores ou cruzetas.

Fique atento também na hora de comprar a argamassa já que o tipo de argamassa utilizada para colar a cerâmica pode variar dependendo do ambiente onde será colocado o piso (piso interno: argamassa AC-I; piso externo: AC-II).
