Blog do Pró-Reforma

Alternativas para a troca de piso: madeira antiga vira cerâmica nova

Atualizado: Mar 26

troca-piso-de-madeira-para-cerâmica

Em um dos posts passados falamos acerca de troca de piso, de um piso cerâmico para um de porcelanato.

“Você sabia que as alternativas para a instalação de um novo piso dependem não só do revestimento escolhido mas também do revestimento existente? Por exemplo, se você tem um piso cerâmico e deseja substituí-lo por um porcelanato, tem as alternativas de sobrepor ou substituir, e para cada uma delas, diferentes produtos e serviços serão necessários. Se optar por um novo piso vinílico, os produtos e serviços serão outros. Já se seu piso existente é de madeira, não pode optar pela sobreposição nem de porcelanato nem de vinílico colado.”


Passo a passo para trocar piso de madeira por piso de porcelanato:


No post de hoje, falaremos do caso de substituição de um piso de madeira por um piso cerâmico. Diferentemente do caso anterior, não é possível sobrepor um piso novo sobre o piso de madeira. Ou seja, será necessário retirar toda a madeira existente para instalar o novo piso de porcelanato e as etapas são as seguintes:


1º Retirar piso de madeira


2º Verificar contrapiso e regularizar:

Já que a madeira é mais espessa que a cerâmica será necessário complementar o contrapiso ou até substituí-lo (caso esteja em mau estado). Isso pode ser feito com argamassa feita na obra ou argamassas do tipo pronta para contrapiso ou multiuso.


argamassas-de-contrapiso

3º Colar cerâmica com argamassa colante:

As cerâmicas possuem dois tipos de bordas: reta (retificada) ou arredondada (bold). O tipo de borda interfere no tamanho da junta, impactando no resultado estético. As juntas permitem a dilatação das peças de forma a evitar trincas e estufamento do piso. Além do mais, será necessário usar espaçadores para garantir a junta mínima necessária, indicada pelo fabricante da cerâmica. Essas peças auxiliam que durante o assentamento seja mantido o alinhamento entre as cerâmicas. Os espaçadores podem ser de dois tipos: niveladores ou cruzetas.



tipos-de-espaçadores
Espaçador tipo cruzeta e espaçador tipo nivelador

Fique atento também na hora de comprar a argamassa já que o tipo de argamassa utilizada para colar a cerâmica pode variar dependendo do ambiente onde será colocado o piso (piso interno: argamassa AC-I; piso externo: AC-II).



tipos-de-argamassa

As argamassas podem ser do tipo AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. Cada tipo de argamassa servirá para um determinado serviço e sua escolha correta influenciará no desempenho e na qualidade. A argamassa AC-I é comumente utilizada para o assentamento de revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos. A argamassa AC-II pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto ambientes externos. As propriedades da argamassa AC-II permitem o uso em áreas externas pois tem a capacidade de absorver variações de temperatura, umidade e ação do vento nos revestimentos cerâmicos e nos pisos.




4º Por último rejuntar cerâmica:

O rejunte tem o objetivo principal de vedar as juntas e, desta maneira, evitar fissuras e infiltrações. Existe o rejunte cimentício, o epóxi e o acrílico. Neste caso qualquer um pode ser usado, a diferença está na facilidade de aplicação, na durabilidade e na limpeza. Na hora de escolher não leve em consideração apenas os preços. Sua escolha irá influenciar na velocidade de assentamento e qualidade do nivelamento.



tipos-de-rejunte

Não existe opção certa ou errada, o importante é que você conheça as consequências de cada opção para fazer a melhor escolha de acordo com as suas demandas.



lista-de-materiais

Para quem leu até o final, nós contaremos nossa dica mais especial. Quer saber quanto custa trocar piso de madeira por porcelanato automaticamente?

O Pró-Reforma é um aplicativo inteligente e gratuito, que especifica, quantifica e calcula sua reforma de piso automaticamente. Esqueça as contas difíceis, escolhas de produtos inadequados e erros no cálculo da quantidade de embalagens.

O app é gratuito e não exige download, podendo ser usado diretamente pelo navegador do desktop, tablet ou celular. Calcule sua obra de piso online. Use o app!






Redação: Ana Clara Soutto, Gabriel Simi e Flávia Lima

4,711 visualizações