Faça as melhores escolhas na hora de fazer a paginação do piso


Tão importante quanto escolher o piso ideal para a sua necessidade, é escolher o tamanho dele para fazer a melhor paginação possível. Nesse post vamos falar de como a paginação e o tamanho do piso são fundamentais para o resultado final.


Paginação: por onde começar


Muitas pessoas acreditam que a paginação deve começar pelo canto da porta, mas isso não é o aconselhável. Para se ter um resultado de acabamento melhor, indicamos que comece a paginação pelo canto livre no campo de visão de quem entra no ambiente pela porta, que normalmente é o canto diagonal em relação a quina da porta. Pode parecer confuso, mas nessa imagem ilustramos onde seria esse ponto. Acreditamos que essa seja a melhor opção pois é o primeiro ponto que a pessoa que entra no cômodo enxerga.

* Considere sempre o layout do ambiente na definição da paginação. Se houver um armário no canto diagonal em relação a porta, por exemplo, ele pode esconder a última fiada. O canto livre nesse caso passa a ser o canto em frente a porta.

* Usar o canto oposto a porta para começar a assentar as peças também facilita a vida do ladrilheiro, que começa o trabalho pelo fundo do cômodo em direção a porta, sem precisar pisar nas peças recém assentadas.


Cuidado com fechos pequenos


Mas nem tudo é regra, antes de escolher o tamanho do piso e onde ele começar a fiada, preste atenção se vai ocasionar fechos pequenos. Eles comprometem o acabamento, geram desperdícios e, nos casos de ter uma parede fora de esquadro (o que é totalmente normal numa obra), ele ressalta ainda mais o quanto está torta.

Tamanho não é tudo


Nem sempre o piso com o maior tamanho é o melhor e você tem que levar em consideração quando for comprar o seu. Vamos pensar num corredor de 1,20 m por exemplo, se você comprar um piso de 90 cm vai ter um fecho de 30 cm e isso, como já falamos aqui, não é legal. Mas se ao invés escolher de 60 cm, vai usar duas peças e não vai precisar de fecho, diminuindo o desperdício e melhorando o acabamento.

Conclusão


Então, você tem que levar esses 3 pontos em consideração na hora de comprar o seu piso e evitar dores de cabeça, estresse e desperdício de dinheiro e tempo!

Agora você já sabe como fazer as melhores escolhas na hora de fazer a paginação do seu piso:

por onde começar a colocar as peças: pelo canto livre mais visível para quem entra no cômodo;

verificar os tamanho das peças de arremate, evitando peças pequenas;

validar o tamanho do piso escolhido. Em função dos recortes resultantes da paginação pode valer a pena rever o tamanho do piso escolhido.


Redação: Gabriel Simi e Flávia Lima