top of page

Blog do Pró-Reforma

Piso laminado: o que é, vantagens e desvantagens

Atualizado: 29 de abr. de 2021

Quer trocar o piso da sua casa sem quebra-quebra? Quer o aconchego do piso de tábua corrida de madeira, mas sem encarar seus altos custos e sua manutenção? O piso laminado pode ser a solução!


O piso laminado é ecologicamente sustentável, de fácil instalação e limpeza e tem custo mais acessível que a madeira de lei. É encontrado no mercado em acabamentos que imitam diversos tipos de madeira, com diferentes cores, padrões e texturas, e réguas com larguras e comprimentos variados.




E o melhor: você já encontra diversos modelos de piso laminado no aplicativo Pró-Reforma! Inspire-se em ambientes decorados, escolha seu piso ideal e o sistema do app mostra automaticamente quais os materiais necessários e os custos mínimos de cada opção. Experimente, é de graça!


Não é um piso de madeira, mas tem madeira em sua composição, que apresenta quatro camadas:




  • Película de Proteção: resina aplicada sobre o laminado melanímico, que dá resistência à abrasão e, devido a sua baixa porosidade, evita a absorção de líquidos. Também facilita a limpeza.

  • Estampa Laminada: fina camada de laminado melamínico que confere a aparência ao piso laminado.

  • Camada Base de Madeira: ou substrato, uma base de madeira compensada ou aglomerada de alta densidade (HDF) que dá resistência aos impactos. Quanto mais denso for o substrato, mais resistente será o produto final.

  • Camada de Proteção: primeira camada inferior do piso, de material sintético. Dá resistência à umidade.

O piso laminado é um piso flutuante, portanto, não é pregado ou colado ao contrapiso, mas instalado sobre uma manta.


Existem dois tipos de piso laminado: o piso laminado de madeira, indicado para residências. E o piso laminado de alto tráfego, indicado para ambientes comerciais com grande circulação de pessoas, como escritórios, academias e shoppings, e também para famílias com animais de estimação, por ser mais resistente ao desgaste e a riscos.


Os principais fabricantes são: Durafloor, Eucafloor e EspaçoFloor.



10 vantagens do piso laminado


  1. Bom custo-benefício: custa menos do que os pisos de madeira (assoalhos e tacos). Além disso, a instalação também é mais barata do que fazer uma obra de reforma.

  2. Instalação rápida e fácil: pode ser instalado sem necessidade de remover o piso atual, ou seja, sem quebra-quebra, com pouca sujeira e sem entulho. E pode-se utilizar o ambiente no mesmo dia da instalação. As réguas apresentam encaixe tipo macho-fêmea ou “click” – por isso também é conhecido como piso laminado clicado. No entanto, ainda há modelos com as réguas coladas (piso laminado colado).

  3. Pode sobrepor a vários pisos: Pode ser aplicado em cima de pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras (ardósia, granito e mármore), pisos de madeira (taco, parquet, tábua corrida) e cimento, desde que os pisos estejam sem peças soltas ou quebradas e não estejam podres nem empenados.

  4. Isolante térmico: o laminado é um tipo de piso que proporciona maior conforto térmico qualquer que seja a estação, deixando o ambiente mais acolhedor. É confortável para andar descalço mesmo nos dias mais frios.

  5. Diferentes cores, padrões e texturas: o piso laminado é conhecido por imitar a aparência de diferentes tipos de madeira e tem uma grande variedade de tons claros e escuros, além de padrões mais uniformes ou mais rústicos. Há também diversas texturas disponíveis como lisa, com nós e veios imitando madeira, proporcionando a sensação de aconchego e acolhimento da madeira.

  6. Fácil de limpar: Basta aspirador ou vassoura macia e um pano úmido para tirar a maioria das manchas.

  7. Resistente à abrasão: é mais resistente a desgastes comparado ao piso vinílico que risca mais facilmente.

  8. Resistente a cupim: os laminados já são produzidos com componentes químicos que não atraem o ataque de cupins.

  9. Ecologicamente correto: é feito com madeira reflorestada, certificada.

  10. Antialérgico: o piso laminado não libera micropartículas no ar e assim não contribui para contaminar o ambiente, o que melhora a respiração das pessoas.

5 desvantagens do piso laminado


  1. Não é à prova d’água: esse é um dos pontos fracos do piso laminado, que pode ser danificado quando em contato com uma grande quantidade de água. Por isso, não é indicado para áreas molhadas como banheiro e cozinha. Também não é indicado para terrenos no térreo, a não ser que tenha um tratamento prévio de impermeabilização, para resistir à umidade.

  2. Pode deformar com o sol: quando a exposição ao sol é prolongada, corre o risco de sofrer deformações. Por isso e por não ser resistente à umidade, o piso laminado não é indicado para áreas externas.

  3. Não é indicado para casas com cachorro: esse ponto depende do comportamento do animal. Se for um cachorro que faz xixi no piso ou que corre dentro de casa e deixa marcas de unhas, o piso pode ter menor durabilidade.

  4. Desconforto acústico: por ser um piso flutuante, produz um som de material oco ao ser pisado com saltos. Para abafar o barulho, é necessária a instalação de uma manta sob o piso.

  5. Espessura mais grossa que a dos vinílicos: precisa ter cuidado quando for sobrepor a outros pisos, pois pode causar desníveis comprometendo a circulação.

Agora que você já sabe o que é o piso laminado e quais as principais vantagens e desvantagens desse revestimento, use o app Pró-Reforma para simular os materiais e serviços necessários e os custos mínimos para a aplicação desse piso em sua reforma. Caso tenha dúvidas, pergunte nos comentários!



Escrito por Priscila Corrêa

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page