top of page

Blog do Pró-Reforma

Ladrilho Hidráulico: o que é, como é feito, onde aplicar

O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento produzido artesanalmente à base de cimento. É muito versátil, encontrado em pisos e paredes de banheiros, cozinhas e varandas, em bordas de piscinas, calçadas, fachadas de casas e até aplicado em móveis, em uma incrível variedade de cores e estampas, combinando com diferentes estilos.


O formato mais comum dos ladrilhos hidráulicos é quadrado no tamanho 20 x 20 cm, com espessura que varia entre 1,5 cm (para paredes) e 2 cm (para piso), mas também encontramos facilmente nos tamanhos 10x10 cm e 30x30 cm e em outros formatos como retangular e hexagonal.

Ladrilhos hidráulicos hexagonais Dalle Piagge. Fonte: Archdaily


Como sua produção é manual e as peças são feitas uma a uma, o ladrilho hidráulico é único. Portanto, é considerada comum a variação de tonalidade e de espessura entre uma peça e outra, além de imperfeições no desenho. E por serem peças soltas, podem ser aplicadas e combinadas de diferentes maneiras, criando paginações exclusivas.


Como é feito de cimento, o ladrilho hidráulico é um revestimento resistente, podendo ser usado tanto em áreas externas quanto internas e, por isso também é muito durável, tendo vida útil de até 100 anos ou mais, se instalado corretamente. E sua manutenção é simples: basta lavá-lo com água e sabão, evitar produtos químicos e aplicar cera líquida incolor ou em pasta a cada 15 dias.


Quer saber quanto custa ter um piso de ladrilho hidráulico? Usando o aplicativo Pró-Reforma você faz um orçamento automático e gratuito. Para escolher ladrilho hidráulico no app Pró-Reforma selecione a aparência de ladrilho que mais gosta na tela inicial e depois escolha ladrilho hidráulico (veja a imagem abaixo). Assim, você orça sua reforma de forma gratuita e automática! Experimente o app. Inspire-se e materialize suas ideias!



Como é feito o ladrilho hidráulico


Os ladrilhos hidráulicos são fabricados peça por peça de forma 100% artesanal. Os artesãos conseguem produzir de 80 a 300 unidades por dia, variando de acordo com o modelo. O processo acontece em 8 etapas:

  1. É produzido um molde em bronze com o padrão desejado. O molde se ajusta a um quadro exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho.

  2. Cada parte do molde é preenchida com uma mistura líquida pigmentada feita à base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco.

  3. Depois o molde de bronze é retirado e a superfície colorida é coberta com uma mistura seca e em seguida uma mistura úmida.

  4. O ladrilho é comprimido em uma prensa hidráulica (daí vem seu nome).

  5. O ladrilho pode então ser retirado da forma com cuidado, pois ainda não está totalmente curado.

  6. Descansa por 24 horas, e permanece aproximadamente 8 horas submerso em água.

  7. Em seguida, os ladrilhos são armazenados por 4 semanas na sombra. Esta etapa é importante para a cristalização do cimento.

  8. Por fim, os ladrilhos estão prontos para serem aplicados na obra.

Molde em bronze para fabricação de ladrilho hidráulico. Fonte: Archdaily


A maneira como o ladrilho é feito é considerada ecologicamente correta, pois não é necessário usar fornos nem fazer a queima da peça, como acontece com a cerâmica, ou seja, não emite gases na fabricação.


Qual a diferença entre ladrilho hidráulico e azulejo


É comum confundir ladrilho hidráulico e azulejo, mas esses materiais têm características bem diferentes.


O azulejo tem espessura mais fina, acabamento brilhante devido ao esmalte e é fabricado em larga escala. Exige menos manutenção que o ladrilho, pois recebe uma camada vítrea na superfície que o torna impermeável.


Já o ladrilho hidráulico é produzido artesanalmente, é poroso e não precisa de rejunte, como o azulejo, pois não sofre dilatação. Porém, precisa passar por um processo de impermeabilização. Como as peças têm diferenças na espessura, o assentamento deve ser feito por pessoas habilitadas, pois precisa de um bom nivelamento a partir da argamassa colante.


Ladrilhos hidráulicos na cozinha


O ladrilho hidráulico pode ser usado em todos os ambientes da casa, mas é mais comum ser aplicado na decoração de cozinhas e banheiros.


Na cozinha, os ladrilhos são mais usados na parede da pia e no chão, mas pode ser usado também na parede da bancada, numa pilastra ou mesmo no tampo da mesa.



Ladrilhos hidráulicos no banheiro


O ladrilho hidráulico é uma ótima opção para deixar o banheiro mais bonito, colorido e cheio de personalidade. Pode ser usado no piso, como revestimento, um painel, apenas no box etc. Como os banheiros são cômodos geralmente pequenos, precisa apenas ter cuidado para não deixar a decoração confusa.

Piso hidráulico preto e branco no banheiro. Fonte: Viva Decora


Estampa delicada nesse piso hidráulico. Fonte: Danielle Noce


Ladrilho hidráulico azul na parede do box contrastando com paredes e piso claros. Fonte: Viva Decora


Veja mais fotos de ladrilho hidráulico no banheiro decorado no post Tendências 2021 para pisos no banheiro.



Por Priscila Corrêa

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page