top of page

Blog do Pró-Reforma

Tipos de pisos de madeira: assoalhos, tacos e parquets

Atualizado: 26 de mar. de 2021

O piso de madeira é uma das melhores opções de revestimento para deixar sua casa mais charmosa e aconchegante. A madeira combina com diferentes estilos arquitetônicos, desde os mais clássicos aos mais industriais, e pode ser atualizada com facilidade na decoração. Esse revestimento é considerado um tipo de piso quente, sendo uma ótima opção para salas e quartos, por exemplo. Também é muito resistente, principalmente se receber tratamento adequado.


No aplicativo Pró-Reforma, você pode orçar gratuita e automaticamente sua reforma de piso de madeira, comparando valores para escolher o orçamento que cabe no seu bolso. Faça o teste imediatamente!


No post Pisos de madeira: como escolher, onde aplicar, como cuidar, explicamos as características dos pisos de madeira, suas vantagens e desvantagens, e a grande variedade de modelos. Abaixo, destacamos os principais tipos de piso de madeira: assoalhos, tacos e parquets. Escolha o que melhor se encaixa em seu projeto e boa obra!


Assoalhos



Os assoalhos são pisos de madeira maciça de maior espessura (aproximadamente 18mm). Devido a sua robustez, são bastante resistentes e conforme vão perdendo o brilho, podem ser lixados para recuperarem a aparência inicial. Um assoalho de madeira pode resistir por décadas!



Eles são divididos em três tipos:


Assoalho tradicional Formado por tábuas compridas de comprimentos variados presas entre si por sistema de encaixe. Sua instalação pode ser feita de duas formas:

  • parafusado e colado direto no contrapiso;

  • pregado nos barrotes (ou granzepes), que são pequeninas vigas de madeira, já que o contrapiso não pode receber prego, somente parafuso.


Assoalho colado – Formado por tábuas mais curtas presas entre si por sistema de encaixe, cuja instalação se dá colando as tábuas diretamente sobre o contrapiso ou um piso pré-existente.


Assoalho flutuante – Fixado pelo rodapé. A vantagem dessa instalação é que você não precisa utilizar argamassas ou colas, ela é bem mais simples. Esse pavimento é composto por várias camadas de madeira natural, sendo a última camada composta por uma madeira mais nobre, deixando a aparência muito elegante. Na instalação é colocada uma manta de polietileno e uma lona plástica impermeabilizante, que garantem proteção contra a umidade e proteção acústica.


Quanto à composição, os pisos de madeira em assoalho podem ser classificados como maciços ou estruturados/engenheirados. Os maciços são todos feitos com a mesma madeira. Os estruturados/engenheirados, possuem uma camada inferior composta por tarugos de madeiras maciças variadas e uma camada superior, que fica aparente, feita na madeira mais nobre de acabamento.




Ao compararmos os dois tipos de composição, vale considerar que o piso estruturado tem a vantagem de ter maior resistência ao empenar (entortar ou deformar devido à ação do calor ou da umidade). Porém, há uma quantidade limitada de vezes em que o piso poderá ser lixado para receber sinteco, já que a camada de madeira de acabamento do piso estruturado é fina, em torno de 5mm. Então, se a questão é a durabilidade, talvez seja melhor optar por um piso maciço.

E quanto ao acabamento, podemos classificar o assoalho em:

  • tradicional – de modo que precisa ser calafetado (técnica que impede a passagem de líquidos ou de ar pela vedação) e receber verniz;

  • acabamento pronto – já vem com esses processos executados.


Pisos resistentes que conseguem ser atualizados por novas decorações, são possíveis em diferentes estilos arquitetônicos, desde os mais clássicos aos mais industriais.




Tacos



Os tacos são pisos de madeira maciça de tamanhos iguais, sem sistema de encaixe entre uma peça e outra, e são instalados colados no contrapiso. Eles possuem muitas das características do assoalho, são peças duras, compactas e também possuem uma espessura robusta (por volta de 18mm). Quando desgastados ou opacos pelo uso, podem ser lixados para recuperem a aparência anterior.


Por ser composto por pedaços menores de madeira (variam entre 7x14cm e 10x40cm), é possível variar nas composições e desenhos do piso: reto, diagonal, espinha, escama…


Muito comuns em apartamentos mais antigos, os tacos estão sendo usados também em novas construções que desejam um ar mais vintage.



Na imagem abaixo, o escritório escolheu tons frios e neutros para paredes e objetos, enquanto o piso de madeira "aquece" o ambiente com seu subtom amarelado.




Parquet



O piso parquet se parece com o piso de taco, porque também é composto por pequenas peças de madeira, entretanto, enquanto os tacos são colocados um a um, o piso parquet é conformado com várias peças de taco coladas formando uma placa com dimensões típicas de 24x24cm ou 48x48cm.


A vantagem é que a aplicação em placas é mais simples e mais rápida do que a aplicação peça por peça do taco.



Em relação à disposição das placas, o piso parquet é colocado com as direções dos pisos formando um tabuleiro de damas. Por exemplo: primeiro se coloca uma sequência de peças com direção horizontal, depois se coloca ao lado uma sequência de peças na vertical, seguido por uma na horizontal novamente. Também é possível utilizar no Parquet diferentes tipos de madeira de modo a provocar novos desenhos e texturas dentro das placas.


Qual a madeira ideal para o piso?


De maneira geral, quanto mais clara é a madeira, mais macia ela é, portanto, há um risco maior dela arranhar, por ser pouco resistente. Quanto mais escura, mais resistente é a madeira, e menor a preocupação com sua conservação.


Esses são alguns tipos utilizados: amêndola, ipê, jatobá, pau-ferro, sucupira, cumaru, carvalho, marfim... Também é possível utilizar madeira de demolição.


Qual o valor do piso de madeira?


Os pisos de madeira maciça são mais caros que outros tipos de revestimento de piso, porque são feitos de matéria-prima nobre. E o valor varia muito dependendo do tipo de madeira escolhida e do tratamento recebido. Ainda assim, é possível que dentre as três opções de piso apresentadas acima, o parquet saia mais em conta pela facilidade de aplicação.


Para facilitar a sua escolha, o aplicativo Pró-Reforma faz esse cálculo para você, simulando os diferentes tipos de piso existentes no mercado e te ajudando a escolher um que caiba no seu orçamento! Faça o teste!



Redação: Rebeca Waltenberg







Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page