O piso de madeira é uma das melhores opções de revestimento para deixar sua casa mais charmosa e aconchegante. A madeira combina com diferentes estilos arquitetônicos, desde os mais clássicos aos mais industriais, e pode ser atualizada com facilidade na decoração. Esse revestimento é considerado um tipo de piso quente, sendo uma ótima opção para salas e quartos, por exemplo. Também é muito resistente, principalmente se receber tratamento adequado.
No aplicativo Pró-Reforma, você pode orçar gratuita e automaticamente sua reforma de piso de madeira, comparando valores para escolher o orçamento que cabe no seu bolso. Faça o teste imediatamente!
No post Pisos de madeira: como escolher, onde aplicar, como cuidar, explicamos as características dos pisos de madeira, suas vantagens e desvantagens, e a grande variedade de modelos. Abaixo, destacamos os principais tipos de piso de madeira: assoalhos, tacos e parquets. Escolha o que melhor se encaixa em seu projeto e boa obra!
Assoalhos

Os assoalhos são pisos de madeira maciça de maior espessura (aproximadamente 18mm). Devido a sua robustez, são bastante resistentes e conforme vão perdendo o brilho, podem ser lixados para recuperarem a aparência inicial. Um assoalho de madeira pode resistir por décadas!

Eles são divididos em três tipos:
Assoalho tradicional – Formado por tábuas compridas de comprimentos variados presas entre si por sistema de encaixe. Sua instalação pode ser feita de duas formas:
parafusado e colado direto no contrapiso;
pregado nos barrotes (ou granzepes), que são pequeninas vigas de madeira, já que o contrapiso não pode receber prego, somente parafuso.

Assoalho colado – Formado por tábuas mais curtas presas entre si por sistema de encaixe, cuja instalação se dá colando as tábuas diretamente sobre o contrapiso ou um piso pré-existente.

Assoalho flutuante – Fixado pelo rodapé. A vantagem dessa instalação é que você não precisa utilizar argamassas ou colas, ela é bem mais simples. Esse pavimento é composto por várias camadas de madeira natural, sendo a última camada composta por uma madeira mais nobre, deixando a aparência muito elegante. Na instalação é colocada uma manta de polietileno e uma lona plástica impermeabilizante, que garantem proteção contra a umidade e proteção acústica.