Você conhece o bastante sobre piso de madeira?

Atualizado: Jun 4

Pisos de madeira podem ser bem versáteis na decoração de um ambiente, não é mesmo? Não é à toa que vemos em diversos estilos arquitetônicos como rústico, industrial, clean, escandinavo... São muitas as possibilidades relacionadas às cores da madeira, ao seu acabamento, e o tamanho/desenho das peças dispostas no piso.




Neste post, reunimos informações importantes para quem pensa em adotar esse tipo de revestimento muito belo e aconchegante, mas que exige cuidado.


Começamos, então, pela pergunta mais importante:


Por que optar por pisos de madeira?


Primeiramente, destacamos o fato de que a madeira, por ser um material natural, apresenta uma aparência única em cor, tonalidade e veios, o que traz ao ambiente uma aparência singular. Mesmo que você escolha um tipo de madeira que tenha visto em um outro projeto, sempre haverá uma diferença entre as peças, o que dá uma aparência original para o seu piso.




A madeira é um material reconhecidamente famoso pelas suas propriedades acústicas e, por isso, é usada em salas de teatros e concerto, e também pela sua capacidade como isolante térmica, ou seja, demora para mudar sua temperatura ainda que o ambiente esteja muito frio ou muito quente, configurando uma boa opção para casas com crianças, que brincam muito no chão.




Destacamos também a durabilidade dos pisos de madeira, que podem se conservar por dezenas de anos, se bem cuidados.


Como escolher a cor/tonalidade da madeira?


Tem muito do gosto pessoal, por isso, no aplicativo Pró-Reforma, você vai se inspirar em fotos de projetos reais, como um Pinterest, e nós vamos te ajudar quantificando e especificando todos os produtos, serviços e valores para que você tenha o piso que deseja.


De maneira geral, você pode pensar se a cor da madeira do piso irá contrastar com os móveis da casa, ou convergir. Também vale lembrar que os tons mais claros de madeira são mais maleáveis, mais fáceis de marcar sob móveis pesados, e pisos de madeira escura são mais duros e resistentes.


Quais os cuidados que devemos ter com os pisos de madeira?


É importante proteger o piso de madeira da umidade e da incidência solar direta. Não molhe o piso nem mesmo com um pano úmido. A manutenção deve ser feita retirando a poeira com uma vassoura e de tempos e tempos deve ser feita a aplicação de produtos especializados para manter o brilho.



Não coloque vasos de plantas direto sobre o piso, proteja os pés dos móveis com feltro, coloque capachos nas entradas dos ambientes para que dificultem o espalhamento de areias que possam riscar a superfície da madeira.


Preciso retirar o piso existente para colocar um piso de madeira?


Certos pisos de madeira podem ser instalados sobre pisos existentes e, para isso, é importante consultar o fabricante. Mas não se preocupe, utilizando o aplicativo Pró-Reforma, nós vamos especificar para você o tipo ideal de piso para a sua necessidade. Se você quiser sobrepor um piso de madeira a um piso existente (para evitar obras de demolição), nós vamos te apresentar as melhores opções!



Onde devo aplicar o piso de madeira?


O piso de madeira funciona bem em escritórios e em residências, sempre em locais afastados da umidade como quartos e salas, evite cozinhas e banheiros. Para áreas molhadas, como deques de piscina, existem madeiras especiais que resistem às intempéries.



Caso você esteja pensando em colocar um piso de madeira em uma construção térrea, é importante que a base seja bem impermeabilizada, para evitar que a umidade atinja o piso de baixo para cima. Quando você utiliza o aplicativo Pró-Reforma, nós perguntamos se o piso será colocado no térreo da casa/edifício e, se for, já incluímos os materiais e serviços para impermeabilização!




Nós dividimos os pisos de madeira em 3 categorias: Assoalho (conhecidos popularmente como tábua corrida), Taco e Parquet.


Em nosso próximo post explicaremos as diferenças entre cada um deles!


Até a próxima!


Pró-Reforma, se inspirar é legal, saber materializar suas ideias é incrível.



Redação: Rebeca Waltenberg