top of page

Blog do Pró-Reforma

Passo a passo: como assentar piso de cerâmica

Atualizado: 26 de mar. de 2021

O piso de cerâmica é um dos tipos de piso mais usados no Brasil. Dentre suas vantagens estão: a durabilidade (já visitou casas antigas com piso de cerâmica ainda em bom estado?), a variedade de modelos, resistência à água e bactérias, variedade de modelos e capacidade de fazer composições coloridas, assim como o preço (normalmente mais barato que o porcelanato).



Mas como aplicar o piso de cerâmica corretamente?


A cerâmica pode ser colocada sobre o contrapiso ou sobre outro piso já existente. A seguir, mostraremos o passo a passo para aplicar a cerâmica nesses dois casos e quais os materiais necessários para cada um.


Mas antes de ler esse passo a passo, você já conhece o Pró-Reforma? O aplicativo te ajuda a especificar e quantificar todos os produtos necessários para a aplicação do seu piso, bem como os valores de cada material. Funciona assim: você diz as suas necessidades, que tipo de piso deseja, e o app calcula as melhores opções, apresentando ao final todos os produtos necessários para a sua compra ser mais eficiente.


Como aplicar cerâmica no contrapiso


1º passo – Caso já exista um piso que não possa receber outro piso por cima (como no caso dos pisos de madeira) ou se você deseja mudar o caimento do piso para escoar a água para um ralo ou para fora do cômodo, por exemplo, será preciso demolir o piso existente.


2º passo – É preciso refazer o contrapiso – aquela camada de argamassa que fica sobre a laje. É necessário deixá-lo bem nivelado e esperar sua cura, que leva cerca de 14 dias.


3º passo - A argamassa de aplicação deve ser escolhida de acordo com o piso (tipo e formato), a base onde será aplicado (nesse caso o contrapiso) e local da aplicação (existem argamassas próprias para pisos que ficarão na parte externa e receberão mais agentes abrasivos, e pisos para partes internas). Ao usar o app Pró-Reforma, você recebe a indicação da argamassa ideal para o piso que você escolheu.


4º passo – Depois de selecionar a argamassa, é hora de escolher a desempenadeira, ferramenta usada para aplicar argamassas em revestimentos e alisar superfícies. Existem vários tipos no mercado, mas para aplicação de cerâmicas recomendamos a desempenadeira face dentada ou superdentada, porque ao espalhar a argamassa sobre o contrapiso cria ranhuras que facilitam a aderência da peça.


5º passo – O próximo passo é pensar na paginação ou como as peças de cerâmica serão posicionadas no ambiente. Ao pensar na disposição das peças antes de aplicá-las, você poderá colocar os recortes mais escondidos, por exemplo, embaixo da pia ou atrás da porta. Acesse o post Paginação do piso para saber mais sobre paginação.

6º passo – Começamos o assentamento respeitando as instruções de preparo da argamassa. É importante colocar a quantidade exata de água descrita na embalagem e nunca adicionar mais água depois que estiver pronta, pois isso pode fazer com que os pisos não colem ou se soltem posteriormente.


7º passo – Cada piso possui um tamanho mínimo de junta de assentamento, que é a espessura do rejunte que fica entre as placas. Você pode conferir no site do fabricante. Sabendo a distância indicada, compre separadores que se encaixam entre as placas com a medida desejada.

8º passo – Após assentar todo o piso, espere no mínimo 3 dias para colocar o rejunte entre as peças. Você pode escolher um rejunte que tenha uma cor próxima a do piso (para provocar uma unidade no ambiente), ou com uma cor diferente, proporcionando um contraste bem evidente.


9º passo – Ao final do rejuntamento, é preciso fazer uma limpeza com produtos específicos para piso cerâmico a fim de retirar todos os resíduos de material. E seu piso estará pronto!





Como assentar cerâmica sobre piso de cerâmica já existente


Essa técnica é usada por sua praticidade e por reduzir os custos da obra, já que não será necessário demolir e nem descartar os entulhos. Neste exemplo consideramos que a cerâmica será aplicada sobre um piso também de cerâmica.


Importante observar que a aplicação do piso sobre outro irá aumentar o nível do chão. Dessa forma, devem ser ajustadas as portas, soleiras, armários, rodapés e tomadas a esta nova altura.


1º passo – É importante conferir se não houve estufamento de nenhuma peça de cerâmica do piso antigo, se todas estão bem fixadas. Caso não estejam, o ideal é retirar o piso para substituí-lo.


2º passo – Limpe muito bem o piso existente com detergente e/ou produtos desengordurantes, retirando qualquer impureza que possa prejudicar a fixação da argamassa.


3º passo – Adquira uma argamassa específica para assentamento de piso sobre piso. Ela deve ser aplicada no piso existente e no verso do piso novo.


A partir daqui os cuidados são os mesmos da aplicação de cerâmica no contrapiso. É preciso pensar a paginação da cerâmica (em quais lugares esconderemos o recorte das peças), respeitar o rejuntamento mínimo indicado pelo fabricante, o tempo de descanso após o assentamento, entre outros passos descritos mais acima.


Se você achou complicado, não se preocupe. O aplicativo Pró-Reforma faz todas as especificações e cálculos necessários para que você faça sua obra com tranquilidade. Usando o app você terá o piso que deseja sem desperdício!






Redação: Rebeca Waltenberg






Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page