top of page

Blog do Pró-Reforma

Porcelanato: o que é, tipos de borda e acabamento, variação de tonalidade

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Porcelanato é um tipo de revestimento resistente, durável, com possibilidade de alto brilho, facilidade de limpeza e alta fidelidade em suas estampas. É possível encontrar porcelanato com aparência de madeira, de mármore, de cimento queimado, entre outros.


Neste post, você vai conhecer os tipos de porcelanato que existem no mercado, como são especificados e quais os cuidados que deve ter na hora de escolher o revestimento para seu piso.



Mas antes de prosseguir: você já conhece o aplicativo Pró-Reforma? No app você pode filtrar pelo material do piso que deseja – neste caso, o porcelanato – e ele apresenta as melhores opções de acordo com as necessidades específicas da sua obra. Ou você pode se inspirar em ambientes decorados e escolher o revestimento ideal para sua reforma a partir da aparência do piso que gostou. Você diz a metragem do ambiente que será reformado, o piso que já existe no local e o app apresenta todos os materiais e serviços necessários para sua obra, além de quantificar e orçar tudo automaticamente. Experimente! É fácil e grátis!


O que é um porcelanato?


Altamente resistente e versátil, o porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico caracterizado por excelente desempenho técnico. Segundo a norma NBR 15463, para ser um porcelanato é preciso que o piso cerâmico tenha baixa porosidade, resistência à abrasão e às manchas e dureza superficial.


Os porcelanatos são classificados de acordo com a composição, o acabamento, o tipo de borda, o coeficiente de atrito e a variação de tonalidade.


Composição do porcelanato

  • Porcelanatos técnicos ou de massa única – placa cerâmica não esmaltada para revestimento que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,1%.

  • Porcelanatos esmaltados – placa cerâmica esmaltada para revestimento que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,5%.

Portanto, um cuidado na hora de escolher seu porcelanato é conferir a porcentagem de absorção de água. Isso garante que você realmente está adquirindo o produto que deseja.


Também vale a pena conferir se o produto possui o selo de qualidade da ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica), que é uma garantia de que todos os parâmetros exigidos pela norma NBR 15463 foram cumpridos.


Acabamentos do porcelanato


Em relação à aparência, é possível encontrar diversos acabamentos para os porcelanatos esmaltados (acetinados, brilhantes, polidos, mate). É importante consultar o catálogo de cada fabricante, porque eles possuem acabamentos específicos e nomes próprios para esses acabamentos – não são padronizados.


Já os porcelanatos técnicos podem ter acabamento polido, que recebe polimento mecânico, resultando em uma superfície com intensidade de brilho total ou em parte dela; ou natural, que não recebe polimento.


De maneira geral, o lixamento da camada superficial do porcelanato técnico polido torna-o mais frágil e mais sujeito a manchas, ou seja, menos resistente que o porcelanato técnico natural.


Tipo de borda do porcelanato

  • Retificados – possuem bordas retas, pois são cortados precisamente de modo que podem ser aplicados com alinhamento total;

  • Não-retificados – também chamados de bold, que não tem o acabamento tão preciso e reto.

A escolha deve se basear na estética, uma vez que a borda bold tem uma aparência mais rústica; e na economia, pois a precisão da borda retificada é mais cara, mas permite um menor gasto de argamassa.


Coeficiente de atrito do porcelanato


Os fabricantes de porcelanatos precisam indicar a resistência que oferecem ao escorregamento, chamado de coeficiente de atrito (COF), dado importante quando escolhemos peças que estão sujeitas a serem molhadas como em cozinhas, varandas e banheiros.


Pela norma, um porcelanato com coeficiente de atrito menor que 0,4 deve ser instalado em cômodos que não recebem água, como quartos e salas; um porcelanato com COF entre 0,4 a 0,7 é recomendado para ambientes que requerem resistência ao escorregamento, como cozinhas e banheiros; e porcelanatos com COF maior que 0,7 são recomendados para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso, como área do box do banheiro e o entorno de piscinas.


Outro dado importante que é indicado considerar no momento da escolha do porcelanato é a sua resistência à abrasão. O fabricante indica indiretamente a resistência à abrasão quando orienta os locais de uso ideais para cada peça e é importante que a recomendação seja seguida.


Por exemplo, na figura abaixo, retirada do site da fabricante Eliane, são indicados os locais de uso do porcelanato Munari Cimento AC como (marcados na imagem em amarelo):

Na mesma imagem é possível ver a junta de assentamento mínima recomendada pela fabricante, importantíssima de ser seguida para evitar o posterior estufamento do piso.


Variação de tonalidade do porcelanato


Os porcelanatos também são classificados de acordo a variabilidade das estampas. Os produtos podem variar de V1 (baixa variabilidade de estampas, ou seja, as peças são praticamente idênticas) à V4 (possuem grande variabilidade). Essa variação é pensada para possibilitar pisos com aparências mais naturais, como a de madeira ou de mármore.


Por isso, ao adquirir um porcelanato, perceba qual o nível de variação descrito no site do fabricante. Lembrando que um nível de variação V3 não significa que existem três tipos de peças diferentes – pode haver 15 de um mesmo modelo! Tem a ver com a variabilidade entre elas, o quanto elas parecem entre si.


Na imagem, um porcelanato estilo cimento queimado com grande variação entre as peças.


Em relação ao custo, especialmente quando comparados com as cerâmicas, os porcelanatos podem ser bem mais caros, mas agora entendemos que isso se deve a toda tecnologia empregada, tanto para garantir a sua resistência quanto a sua aparência refinada (brilho e fidelidade de estampas).


São muitas considerações a serem feitas na hora de escolher um porcelanato, não é mesmo? Mas não se preocupe! O aplicativo Pró-Reforma faz essas escolhas por você de forma inteligente, te oferecendo após uma pequena pesquisa de intenções o melhor piso para a sua obra, todos os materiais necessários para a sua aplicação e o preço de cada um deles – tudo isso de graça! Experimente!



Redação: Rebeca Waltenberg



Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page