top of page

Blog do Pró-Reforma

Tendências Expo Revestir 2021: pisos e paredes


Venha conhecer e se inspirar nas principais tendências para acabamentos de pisos e paredes divulgados na Expo Revestir 2021.




A Expo Revestir é a maior feira do segmento de acabamentos da América Latina. Anualmente, o evento atrai inúmeros profissionais e empresas do ramo da construção de todos os lugares do Brasil e do mundo!


Com a Pandemia de COVID-19, a feira precisou ser adaptada pela sua promotora, a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), e esse ano aconteceu em formato 100% digital.





Expo Revestir 100% Digital


A Pró-Reforma participou da expo revestir 2021com o objetivo de trazer para vocês aquilo que achamos mais marcante e interessante. Para fins de organização, dividimos a feira em três grandes subtemas, que se intersectam:



1. O retorno à natureza - Coleções que mimetizam ou se inspiram em madeiras, pedras, rochas, priorizando bons acabamentos, o objetivo é aproximar o cotidiano das pessoas do ambiente natural. Cores em geral neutras como bege, cinza e marrom.


2. Identidade - Coleções mais coloridas, porém sempre tendendo a tonalidades com pouca intensidade. Compostas por texturas únicas e formatos diferenciados, que podem ser rearranjados conforme se deseje permitindo a personalização. Destacamos amarelos, rosas, azuis e verdes, em tons claros, confortáveis para quem passa mais tempo nos ambientes.


3. Soluções Tecnológicas - As marcas apostaram em soluções tecnológicas que oferecem mais segurança aos seus consumidores, tanto embutidas nos revestimentos quanto na proposta de experimentação dos produtos por meio de realidade aumentada.


Vamos lá!


1. Retorno à natureza



Texturas, cores e formas orgânicas e próximas do natural.

Durante a quarentena, muitas pessoas sentiram falta do contato com a natureza, especialmente os moradores de apartamentos nas grandes cidades. Sorte de quem tinha um espaço aberto como um quintal ou varanda, para cultivar suas plantas e trazer mais verde para dentro de casa.


Mas havia uma outra opção: reformar as residências trazendo mais texturas e cores inspiradas na natureza.


Atentos às demandas dos consumidores, os fabricantes de revestimentos apresentaram na Expo Revestir opções belíssimas inspiradas em materiais naturais. Confira alguns deles:



Coleções Pau a Pique, Adobe e Moss da Castelatto


Na Coleções Pau a Pique e Adobe, a Castelatto propõe esse resgate de características marcantes da arquitetura vernacular. Sua adoção permite resgatar as cores e texturas do barro, da madeira, da palha, para dentro das residências. Confira nas fotos abaixo:


Coleção Pau a Pique da Castelatto.
Coleção Adobe da Castelatto.

Quer incluir mais verde dentro de casa ou do escritório? Pode ser o caso de adquirir o Moss da Castelatto, um musgo preservado que pode ser inserido em novas paredes ou até mesmo entre revestimentos preexistentes, sem necessidade de manutenção. Confira:


Ecobrick Grezzo Capuccino + Moss Verde Tropical e Verde Bosque - Castelatto
Polygon Paris Branco + Moss Verde Tropical da Castelatto

Coleções Dórico, Sílex, Fossile e Mineral da Eliane


Com a premissa de uma coleção atemporal, as coleções da Eliane inauguradas na Expo Revestir 2021 se inspiram na Grécia, nas texturas e cores neutras dos mármores e granitos, como a linha Hera ou Dórico:



Veja a textura elegante do porcelanato Dórico Cedro da Eliane.

O porcelanato Dórico Cedro, da foto acima, possui o tamanho de 30cm x 90,2cm, pode ser usado em paredes residenciais e comerciais, internas e externas, até 3 metros de altura. Possui acabamento mate, cor marrom e junta de assentamento de 1mm.


A Linha Sílex, apresentada na Expo Revestir 2020, continua um sucesso. Inspirada na rocha Sílex de mesmo nome, o porcelanato técnico é composta por fragmentos de cerâmica, que lhe dá uma aparência com grânulos multicoloridos, que nunca se repetem. O produto é ideal para cortes e detalhes, podendo ser usado em pisos, paredes, bancadas... A novidade deste ano é a linha nas cores Sílex Preto e Sílex Cinza. Confira na imagem abaixo que bonito:


Linha Sílex Branco da Eliane.

A Coleção Fossile foi criada a partir da estética de matérias-primas fossilizadas ao longo dos séculos. A releitura, proposta pela Eliane, une a estética da madeira fossilizada com o tom claro do mármore branco. Uma boa opção para quem quer apostar em ambientes clássicos e contemporâneos.



Imagem retirada do catálogo da Eliane demonstrando a aplicação da coleção Fossile em banheiro.

A Coleção Mineral da Eliane oferece a possibilidade de decorar ambientes com padrões de rochas de diferentes partes do mundo, desde combinações com tons mais claros como cinzas e beges, à tons escuros como preto e dourado. Na foto abaixo, destacamos o modelo Iseo Grigio, que representa uma tendência de composições feitas por grânulos com diferentes tamanhos e tonalidades, que dão um aspecto mais rústico.


Iseo Grigio da Eliane.

E se a sua vontade é uma textura de pedra, porém com os benefícios dos pisos vinílicos... Saiba que a a Linha Inova da Durafloor apresenta piso vinílico com textura de pedra, em placas quadradas de 91,4 x 91,4cm. Veja na foto abaixo:



Linha Inova Durafloor.

Também vale mencionar a Coleção Stone da Tarkett, que possui estampa de pedras, remetendo a texturas da natureza, com opções mais lisas ou com mais grânulos (como a da foto) e possui um diferencial: recebe uma camada de proteção contra desbotamentos provocados pelos raios UV.


Imagem retirada do catálogo da linha Stone Tarkett.

Você sabia que pisos vinílicos podem desbotar (quando expostos ao sol diretamente e por tempo prolongado)? Quer entender um pouco mais? Confira esses outros posts sobre piso vinílico:


Nosse último exemplo da categoria "Retorno à natureza", apresentamos as Coleções Amazon e Duprá, da Biancogres, que apostou em aparências com madeiras e folhagens em composições delicadas e elegantes.


Amazon da Biancogres.

Dubrá da Biancogres, inspirado na técnica de marchetaria.


 


2. Identidade


Em 2020, fomos todos lembrados da importância de ambientes que refletem a identidade de seus moradores e de como a decoração afeta o humor e a experiência das pessoas.


Nessa seção Identidade, trouxemos exemplos de revestimentos coloridos, pensados para serem combinados entre si ou com outros, resultando em combinações únicas e originais. Ampliar as possibilidades de cores, texturas e combinações é dar liberdade para que cada um recrie seus espaços segundo o próprio gosto.


Em relação às cores, percebemos que em geral os fabricantes optaram por cores claras e pasteis, buscando sensações de conforto, relaxamento e leveza.



Coleções Gouache, Bonbon, Segments e Horizontes da Portobello


Umas das coleções que mais nos inspiraram na Expo Revestir 2021 foi a linha Gouache da Portobello, toda inspirada no movimento dos pinceis, com um brilho que provoca movimento conforme a diferença da luminosidade do dia. É pura poesia! Confira abaixo algumas peças:


Coleção Gouache da Portobello.

Gouache Graine e Concrete White da Portobello


Outras cores da linha Gouache da Portobello.

A coleção Gouache possui 13 tons com diferentes profundidades que convidam a composições cromáticas. Já dá para imaginar quantas possibilidades!


13 cores e 2 tipos de acabamento da coleção Gouache da Portobello.


Criada pela arquiteta, diretora de arte e designer de interiores Paola Navone, a coleção Bonbon da Portobello contém formas irregulares em tons pasteis que compõem um mosaico único. As peças estão disponíveis em 4 cores e são encantadoras.



Bonbon Aquamarine da Portobello.


Bonbon White da Portobello.

4 cores disponíveis de Bonbon da Portobello.

Outras coleções que gostaríamos de destacar da Portobello são a Segments, com uma textura agradável ao toque e que também convida a novas paginações, e a Horizontes, com também texturas únicas, inspiradas em cidades do mundo. Confira na foto abaixo:


Coleções Horizontes, Gouache, Bonbon e Segments da Portobello.


Linha Ambienta Maket it da Tarkett Brasil


A coleção Make it oferece a aparência inspirada em tecidos e veios de madeira, cores que vão de tons neutros à bem saturados e 6 formatos diferentes de peças, de modo que possam ser combinadas entre si. A proposta é usar a imaginação e criar sua a própria paginação!