top of page

Blog do Pró-Reforma

Tendências Expo Revestir 2021: pisos e paredes


Venha conhecer e se inspirar nas principais tendências para acabamentos de pisos e paredes divulgados na Expo Revestir 2021.




A Expo Revestir é a maior feira do segmento de acabamentos da América Latina. Anualmente, o evento atrai inúmeros profissionais e empresas do ramo da construção de todos os lugares do Brasil e do mundo!


Com a Pandemia de COVID-19, a feira precisou ser adaptada pela sua promotora, a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), e esse ano aconteceu em formato 100% digital.





Expo Revestir 100% Digital


A Pró-Reforma participou da expo revestir 2021com o objetivo de trazer para vocês aquilo que achamos mais marcante e interessante. Para fins de organização, dividimos a feira em três grandes subtemas, que se intersectam:



1. O retorno à natureza - Coleções que mimetizam ou se inspiram em madeiras, pedras, rochas, priorizando bons acabamentos, o objetivo é aproximar o cotidiano das pessoas do ambiente natural. Cores em geral neutras como bege, cinza e marrom.


2. Identidade - Coleções mais coloridas, porém sempre tendendo a tonalidades com pouca intensidade. Compostas por texturas únicas e formatos diferenciados, que podem ser rearranjados conforme se deseje permitindo a personalização. Destacamos amarelos, rosas, azuis e verdes, em tons claros, confortáveis para quem passa mais tempo nos ambientes.


3. Soluções Tecnológicas - As marcas apostaram em soluções tecnológicas que oferecem mais segurança aos seus consumidores, tanto embutidas nos revestimentos quanto na proposta de experimentação dos produtos por meio de realidade aumentada.


Vamos lá!


1. Retorno à natureza



Texturas, cores e formas orgânicas e próximas do natural.

Durante a quarentena, muitas pessoas sentiram falta do contato com a natureza, especialmente os moradores de apartamentos nas grandes cidades. Sorte de quem tinha um espaço aberto como um quintal ou varanda, para cultivar suas plantas e trazer mais verde para dentro de casa.


Mas havia uma outra opção: reformar as residências trazendo mais texturas e cores inspiradas na natureza.


Atentos às demandas dos consumidores, os fabricantes de revestimentos apresentaram na Expo Revestir opções belíssimas inspiradas em materiais naturais. Confira alguns deles:



Coleções Pau a Pique, Adobe e Moss da Castelatto


Na Coleções Pau a Pique e Adobe, a Castelatto propõe esse resgate de características marcantes da arquitetura vernacular. Sua adoção permite resgatar as cores e texturas do barro, da madeira, da palha, para dentro das residências. Confira nas fotos abaixo:


Coleção Pau a Pique da Castelatto.
Coleção Adobe da Castelatto.

Quer incluir mais verde dentro de casa ou do escritório? Pode ser o caso de adquirir o Moss da Castelatto, um musgo preservado que pode ser inserido em novas paredes ou até mesmo entre revestimentos preexistentes, sem necessidade de manutenção. Confira:


Ecobrick Grezzo Capuccino + Moss Verde Tropical e Verde Bosque - Castelatto
Polygon Paris Branco + Moss Verde Tropical da Castelatto

Coleções Dórico, Sílex, Fossile e Mineral da Eliane


Com a premissa de uma coleção atemporal, as coleções da Eliane inauguradas na Expo Revestir 2021 se inspiram na Grécia, nas texturas e cores neutras dos mármores e granitos, como a linha Hera ou Dórico:



Veja a textura elegante do porcelanato Dórico Cedro da Eliane.

O porcelanato Dórico Cedro, da foto acima, possui o tamanho de 30cm x 90,2cm, pode ser usado em paredes residenciais e comerciais, internas e externas, até 3 metros de altura. Possui acabamento mate, cor marrom e junta de assentamento de 1mm.


A Linha Sílex, apresentada na Expo Revestir 2020, continua um sucesso. Inspirada na rocha Sílex de mesmo nome, o porcelanato técnico é composta por fragmentos de cerâmica, que lhe dá uma aparência com grânulos multicoloridos, que nunca se repetem. O produto é ideal para cortes e detalhes, podendo ser usado em pisos, paredes, bancadas... A novidade deste ano é a linha nas cores Sílex Preto e Sílex Cinza. Confira na imagem abaixo que bonito:


Linha Sílex Branco da Eliane.

A Coleção Fossile foi criada a partir da estética de matérias-primas fossilizadas ao longo dos séculos. A releitura, proposta pela Eliane, une a estética da madeira fossilizada com o tom claro do mármore branco. Uma boa opção para quem quer apostar em ambientes clássicos e contemporâneos.



Imagem retirada do catálogo da Eliane demonstrando a aplicação da coleção Fossile em banheiro.

A Coleção Mineral da Eliane oferece a possibilidade de decorar ambientes com padrões de rochas de diferentes partes do mundo, desde combinações com tons mais claros como cinzas e beges, à tons escuros como preto e dourado. Na foto abaixo, destacamos o modelo Iseo Grigio, que representa uma tendência de composições feitas por grânulos com diferentes tamanhos e tonalidades, que dão um aspecto mais rústico.


Iseo Grigio da Eliane.

E se a sua vontade é uma textura de pedra, porém com os benefícios dos pisos vinílicos... Saiba que a a Linha Inova da Durafloor apresenta piso vinílico com textura de pedra, em placas quadradas de 91,4 x 91,4cm. Veja na foto abaixo:



Linha Inova Durafloor.

Também vale mencionar a Coleção Stone da Tarkett, que possui estampa de pedras, remetendo a texturas da natureza, com opções mais lisas ou com mais grânulos (como a da foto) e possui um diferencial: recebe uma camada de proteção contra desbotamentos provocados pelos raios UV.


Imagem retirada do catálogo da linha Stone Tarkett.

Você sabia que pisos vinílicos podem desbotar (quando expostos ao sol diretamente e por tempo prolongado)? Quer entender um pouco mais? Confira esses outros posts sobre piso vinílico:


Nosse último exemplo da categoria "Retorno à natureza", apresentamos as Coleções Amazon e Duprá, da Biancogres, que apostou em aparências com madeiras e folhagens em composições delicadas e elegantes.


Amazon da Biancogres.

Dubrá da Biancogres, inspirado na técnica de marchetaria.


 


2. Identidade


Em 2020, fomos todos lembrados da importância de ambientes que refletem a identidade de seus moradores e de como a decoração afeta o humor e a experiência das pessoas.


Nessa seção Identidade, trouxemos exemplos de revestimentos coloridos, pensados para serem combinados entre si ou com outros, resultando em combinações únicas e originais. Ampliar as possibilidades de cores, texturas e combinações é dar liberdade para que cada um recrie seus espaços segundo o próprio gosto.


Em relação às cores, percebemos que em geral os fabricantes optaram por cores claras e pasteis, buscando sensações de conforto, relaxamento e leveza.



Coleções Gouache, Bonbon, Segments e Horizontes da Portobello


Umas das coleções que mais nos inspiraram na Expo Revestir 2021 foi a linha Gouache da Portobello, toda inspirada no movimento dos pinceis, com um brilho que provoca movimento conforme a diferença da luminosidade do dia. É pura poesia! Confira abaixo algumas peças:


Coleção Gouache da Portobello.

Gouache Graine e Concrete White da Portobello


Outras cores da linha Gouache da Portobello.

A coleção Gouache possui 13 tons com diferentes profundidades que convidam a composições cromáticas. Já dá para imaginar quantas possibilidades!


13 cores e 2 tipos de acabamento da coleção Gouache da Portobello.


Criada pela arquiteta, diretora de arte e designer de interiores Paola Navone, a coleção Bonbon da Portobello contém formas irregulares em tons pasteis que compõem um mosaico único. As peças estão disponíveis em 4 cores e são encantadoras.



Bonbon Aquamarine da Portobello.


Bonbon White da Portobello.

4 cores disponíveis de Bonbon da Portobello.

Outras coleções que gostaríamos de destacar da Portobello são a Segments, com uma textura agradável ao toque e que também convida a novas paginações, e a Horizontes, com também texturas únicas, inspiradas em cidades do mundo. Confira na foto abaixo:


Coleções Horizontes, Gouache, Bonbon e Segments da Portobello.


Linha Ambienta Maket it da Tarkett Brasil


A coleção Make it oferece a aparência inspirada em tecidos e veios de madeira, cores que vão de tons neutros à bem saturados e 6 formatos diferentes de peças, de modo que possam ser combinadas entre si. A proposta é usar a imaginação e criar sua a própria paginação!


Veja na imagem abaixo a combinação possível de cores e formatos:


Algumas inspirações de combinações propostas pelo fabricante:
Ambiente com piso Ambienta Maket it da Tarkett Brasil



Coleção Urano, Boreal e Decora da Eliane


A Eliane investiu na azulejaria clássica produzida no começo da empresa e nas peças que funcionam como objetos de decoração dentro de um ambiente. Dependendo do posicionamento e combinação, composições únicas serão alcançadas, provocando espaços mais singulares.



A cor do ano da Eliane é o ânfora, próxima do laranja e e do amarelo.

Eliane propôs em julho de 2020, uma retorno às origens com a coleção Boreal, composta por azulejos artísticos que relembram a primeira azulejaria da marca, em formato tradicional de 15 x 15cm. A paleta prioriza a suavidade nas cores branco, azul, rosa e amarelo, e continua como tendência para o ano de 2021.


Coleção Boreal da Eliane.

A Coleção Decora Glass traz leveza e sofisticação dos blocos vítreos em texturas variadas. Apresentada em outubro de 2020, continua com tendência para o ano de 2021. Os azulejos possuem formatos de 45cm x 90 cm e juntas de assentamento entre 1mm e 13mm de espessura. São indicados para uso em áreas internas como banheiros, cozinhas, salas e quartos. A coleção traz um ar vintage e colorido.



Parede: Glass Mint 45x90cm | Parede: Boreal Rosa 15x15cm | Piso: Granilite Cinza NA 60x60cm
Glass Mint Branco da Eliane.


Cemento Hidráulico da Biancogres


O porcelanato Cemento Hidráulico da Biancogres remete aos ladrilhos hidráulicos, porém com uma proposta de paginação, que combina harmoniosamente as nuances do cimento queimado com a decoração retrô, em desenhos com tonalidades sóbrias. As peças possuem 60cm x 60cm de tamanho, o acabamento é acetinado e sem relevo.

Cemento Hidráulico da Biancogres.

Pode ser utilizado em ambientes residenciais e comerciais, com e sem acesso a rua, como banheiros, salas, quartos, cozinhas, garagens e varandas.


 


3. Soluções tecnológicas


Nesta seção, queremos destacar as soluções tecnológicas divulgadas na Expo Revestir 2021, que propõem o aumento da proteção e segurança das pessoas.


O conhecimento científico nunca esteve tão desenvolvido (vide a rapidez com que foram criadas vacinas para o COVID-19) e a tendência é que a seção de soluções tecnológicas cresça cada vez mais ao longo dos anos, com novas propostas dos fabricantes de revestimentos.



Tecnologias contra bactérias e germes


A tecnologia Cleantec da Eliane, desenvolvida pela empresa japonesa TOTO, funciona como uma camada de proteção com propriedades que eliminam até 99,9% das bactérias.


Quando as peças cerâmicas com Cleantec são instaladas em ambientes internos, o sistema inibe a proliferação das principais bactérias que prejudicam a saúde – Escherichia Coli (E.Coli), Staphylococcus Aureus (S.Aureus) e Pseudomonas Aeruginosa -, além de ajudar a eliminar o mofo, auxiliando na prevenção de doenças respiratórias.


O Porcelanato Atena Marfim, lançado na Expo Revestir pela Eliane, com acabamento bruto, entre o marfim e a pedra, pode receber a aplicação de Cleantec. Confira na foto:


Cleantec Atena Marfim da Eliane.


Linha Artwall da Tarkett


A linha Artwall, revestimento vinílico de parede com base têxtil, da Tarkett, foi pensada para proporcionar toda a segurança para ambientes empresariais e comerciais em tempos em que a higiene desses espaços é cada vez mais necessária. O revestimento vinílico é lavável e conta com 65 opções lisas e texturizadas. Veja na foto abaixo:



Fotos retiradas do catálogo da Linha Artwall da Tarkett.


Tecnologia para identificação de cores


A Coral divulgou na Expo Revestir o Coral Color Sensor: dispositivo digital de identificação de cores. Para utilizar a ferramenta, basta apontá-la para o local (preferencialmente com superfície lisa), e o sensor indicará a cor escolhida, entre as mais de duas mil oferecidas na paleta de cores da Coral, por meio de um aplicativo próprio.



Coral Color Sensor.

Coral Color SENSOR é o identificador de cor de alta acuracidade/precisão, portátil, resistente e fácil de transportar. Compatível com os sistemas iOs e android (requer a instalação do aplicativo gratuito Coral Color SENSOR). Em nossa opinião, o preço ainda está alto, por volta dos R$600,00, mas a tendência das tecnologias de ponta é de baratearem e ficarem mais acessíveis a todos.



Tecnologia para testar produtos sem sair de casa


Com a tecnologia desenvolvida pela estant.pro, uma startup de tecnologia fundada por arquitetas, a Expo Revestir ofereceu diversos objetos em realidade aumentada. Assim, os consumidores puderam testar as peças diretamente das usas residências. Veja na foto:



Banheira em realidade aumentada.

Conclusão


Em nossa opinião, a Expo Revestir 2021 trouxe soluções para problemas contemporâneos experimentados pelos brasileiros durante a pandemia de COVID-19.


Quem se aventurou a reformar (e foram muitas pessoas), estava em busca de ambientes mais adequados a longas permanências, que contemplassem outros usos (como trabalho) e a personalização do espaço.


Reconhecemos, em geral, uma busca pela simplicidade, na escolha de paletas mais neutras, tons terrosos, inspiração em técnicas vernaculares (como o pau a pique), na tecelagem, em rochas, troncos, resultando em texturas agradáveis ao toque e que fogem de acabamentos mais brilhosos ou acetinados.


Ao mesmo tempo em que muito de tecnologia foi entregue, com proteção extra para os espaços da casa e do trabalho, fortalecendo a ideia de que simplicidade e natureza podem andar juntas com tecnologia.


Em nossa opinião, as descobertas científicas e tecnológicas que estão a caminho resguardam o potencial de nos reconciliarem com a natureza, diminuindo cada vez mais nosso impacto no meio ambiente e ampliando nossa sensação de pertencimento ao mundo natural.


Parabéns à comissão organizadora e a todos os envolvidos.


E até o ano que vem!




Olá, nós somos o Pró-Reforma. Um aplicativo que especifica, quantifica e orça sua reforma de piso, gratuito e automático. Clique aqui para testá-lo!







Redação: Rebeca Waltenberg.

1.358 visualizações

Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page